Artes Visuais

10 fotógrafas paraenses para seguir no Instagram

Neste sábado (19 de agosto) é o Dia Internacional da Fotografia!

Neste sábado (19 de agosto) é comemorado o Dia Internacional da Fotografia! A celebração tem sua origem em 1839, ano em que os franceses Joseph Nicèphore Niépce e Louis Jacques Mandé Daguerre desenvolveram a daguerreotipia. O processo consistia na obtenção de imagens fotográficas por ação do vapor de iodo sobre uma placa de prata exposta a uma luz bem forte.

De lá para cá, muito se mudou nos modos de fotografar. Mas, para além dos diversos aparatos tecnológicos que dispomos atualmente para capturar imagens, é o talento das pessoas que faz da fotografia uma verdadeira obra de arte. No mundo todo, mulheres maravilhosas se dedicam a expressar a vida através de imagens. Entre elas, as fotógrafas paraenses, que lançam seu olhar para a cidade, para outras mulheres, entre outros temas, e conseguem capturar, como poucos, as belezas do cotidiano. O Guiart selecionou dez fotógrafas paraenses que todo mundo deve conhecer! Clica no instagram delas que temos certeza que vocês vão virar fãs!

1.Vitória Leona – @Vitorialeonaph
A fotógrafa paraense Vitória Leona já teve obras publicadas na revista alemã Grung’n’Art, já participou de exposições em galerias de Londres e foi a única representante brasileira selecionada para participar de uma exposição em Paris.  Com apenas 18 anos, Vitória já trabalhou com artistas da cena musical paraense, como Liège e Natália Matos. Seu belo trabalho é focado principalmente no feminino e em desconstruir a sexualização do nu.

2. Isabella Dias – @Isabelladiasx
Isabella Dias tem 18 anos e é fotógrafa, escritora, e atriz. Paraense, mora atualmente em Albany, NY, onde cursa psicologia e teatro na Universidade Estadual de Nova York. Seu trabalho como fotógrafa foca na energia e no poder feminino e mostra ao mundo a magia que mulheres carregam em si.

3. Nay Jinknss – @NayJinknss
A Nay dedica-se principalmente a fotografar o cotidiano de Belém. No seu instagram, fotos maravilhosas do Ver-o-Peso, comércio, feira do açaí. E pessoas! São vários os rostos fotografados. Mais do que isso, as imagens transmitem a alma da cidade e das pessoas que vivem nela e que, com certeza, passam desapercebidas quando andamos apressados pelas ruas.

4. Sibely Nunes – @Sibelynuness
A Sibely é fotógrafa e modelo fotográfica. Ativista, suas fotos se dedicam a mostrar, principalmente, a beleza das pessoas negras. Pelas lentes de Sibely, várias mulheres negras belíssimas. Confere as fotos no @ aí em cima!

5. Aline Muller – @Alinemuller
Aline mora atualmente em Nova York, onde trabalha como fotógrafa. Ela já expôs suas obras em Belém e Rio de Janeiro. E também em galerias de Nova York. Aline tem um trabalho múltiplo. Fotos de mulheres, homens, famílias, nus. A fotógrafa paraense possui também uma grande sensibilidade para captar pequenos objetos ou ações do cotidiano.

6. Duda Santana – @Duda.santana.r
Espaços, cores, arquitetura. Estes são os temas de Duda Santana. A fotógrafa consegue expressar em fotos toda a beleza de objetos. Escadas, prédios, paredes, pisos são retratados em formas artísticas.

7. Aíssa Matos – @Aissamattos
A beleza feminina, principalmente das mulheres negras é retratada pelas lentes de Aíssa Matos. O instagram desta artista talentosa é repleto de fotos de pessoas, cabelos e cores. Segue o perfil dela no insta <3

8. Diana Figueroa – @Dianalogica
Diana Figueroa descobriu e mergulhou na fotografia aos 11 anos e até agora ainda está submersa nesse mundo, Atualmente morando no Rio de Janeiro, ela trabalha como fotógrafa de diferentes áreas e é amante da fotografia analógica. Diana ama tanto esta técnica que criou a marca Dianalogica. Já expôs suas obras em várias galerias em Belém, Rio de Janeiro e Paris e ministra workshops de fotografia analógica.

9. Tereza e Aryanne – @Terezaearyanne
As meninas Tereza e Aryanne têm um studio profissional e fotografam as mais diversas áreas. Shows, família, moda, joias, mulheres lindas. O portfólio delas é incrível! Confere o instagram e agenda uma sessão de fotos pra ontem com elas!

10. Laís Teixeira – @Laisteixeiras
A Laís é jornalista e fotógrafa. Trabalha na Clarté Foto e Cinema, empresa especializada em videoclipes, fotos para books, casamentos, entre outros. Seu instagram traz pequenas cenas do cotidiano, fotos da cidade e detalhes que se tornam lindos através de suas lentes.

Chegar a essas dez mulheres maravilhosas não foi tarefa fácil. Tem muita gente talentosa nesta cidade que faz da fotografia uma obra de arte. Vamos comemorar ao lado de todas elas este dia internacional da fotografia!

*Por Vívian Carvalho/Guiart
Foto: Divulgação

 

Serviço

Grátis