Literatura

A palavra poética na música popular

Café Literário com o professor Clei de Souza, nesta quinta, na Casa do Fauno

A poesia cantada na Música Popular Paraense (MPP), e na música amazônica de forma geral, é o tema da edição de março do projeto Café Literário, que acontecerá no espaço de arte e gastronomia Casa do Fauno nesta quinta, dia 28, em Belém, a partir das 19 horas. O professor e doutorando em estudos literários Clei de Souzaquem vai dialogar com o público. A moderação será de Francinete Lima, também mestre em literatura e coordenadora do projeto. A entrada é franca.

A coordenadora do projeto, Francinete Lima, lembra que o  último Café Literário, em fevereiro, teve como convidado o poeta Antônio Moura – e deu casa cheia. “A nossa expectativa, agora, é repetir o sucesso. Acreditamos que a expressão poética no cancioneiro popular do Pará e da região amazônica é um tema relevante e atraente para todos que se interessam por música e literatura”, diz ela.

Ao longo de duas horas, Clei de Souza vai dar foco à obra de compositores que já entraram para o cânone da música paraense – e brasileira – como Waldemar Henrique, Paulo André e Ruy Barata. “Sem dúvida, esses compositores são criadores importantes que nos legaram uma rica tradição no que diz respeito à poesia cantada. Já são, por assim dizer, os nossos clássicos, e servirão como ponto de partida para a discussão do café literário”, adianta Clei de Souza.

Mas nem só da tradição, isto é, do que já está feito e consagrado, vive a o cancioneiro amazônico. Tem muita gente criando, fazendo e acontecendo na música popular. “E é neste sentido que a gente também vai fazer uma abordagem atual, comentando a obra de compositores como Henry Burnett, como Walter Freitas, além de bandas como a Cravo Carbono”, acrescenta o palestrante.
(Texto: Iran de Souza)

Serviço

28 de março - QUI

19h

Casa do Fauno

Rua Aristides Lobo, 1061 - Reduto

(91) 99808-2322

Grátis
Tema: A poesia cantada na Música Popular Paraense e Amazônica, com professor Clei de Souza e o músico Mateus Moura



Outras matérias de Literatura