Artes Visuais

A trajetória de Nazaré Pereira em documentário da TV Cultura

Produção será exibida no dia 31 de dezembro, às 17h30

A cantora Nazaré Pereira ganhou documentário que vai contar um pouco de sua trajetória como artista. Intitulado “Nazaré Pereira No Caminho”, a produção é da Cultura Rede de Comunicação teve estreia pela TV Cultura do Pará no dia 8 de dezembro, e terá nova exibição no dia 31 de dezembro, às 17h30.
Com roteiro e direção de Robson Fonseca e Adelaide Oliveira, a ideia do documentário é levar ao público a história de Nazaré Pereira não só como artista, mas como mulher que vivencia a realidade amazônica. “É um documentário em que a Nazaré Pereira conta toda sua trajetória, que mostra toda sua carreira na Europa e em outros países do mundo. Sim, porque ela viajou bastante na década de 70 e 80, fez muito sucesso fora do Brasil. Mas o documentário também mostra a carreira atual de Nazaré Pereira em Belém como em shows e grandes festivais de música”, detalha Robson Fonseca, destacando que o trabalho tem ainda produção de Moana Mendes, fotografia de André Mardock e som direto de Luciano Mourão.
Para ilustrar a produção de 42 minutos, a equipe utiliza fotos e vídeos de arquivo pessoal com as apresentações da artista dentro e fora do país. Mas o documentário também desvenda a intimidade de Nazaré ao mostrá-la antes da fama, quando foi professora da educação básica e de dança. Um dos cenários das gravações foi a casa da cantora no distrito de Icoaraci, em Belém, onde ela lembra o começo da carreira e declara o seu amor pelo Pará.
Filha de pai seringueiro e mãe lavadeira, Nazaré Pereira conta no documentário que nasceu na cidade de Xapurí, a mesma de Chico Mendes, no estado Acre. Aos sete anos se mudou com a família para o Pará, onde foi residir no distrito de Icoaraci. Dona de uma voz inconfundível, ela não demorou muito a fazer sucesso fora do Brasil. Mas antes disso, teve que lutar contra o idioma francês e a saudade da família.

“Estou muito feliz com o carinho que a TV Cultura sempre teve comigo. E ser tema deste documentário só me completa ainda mais. Espero sempre retribuir a altura esta confiança que eles depositaram em mim. No documentário eu conto um pouco da minha história como artista, que é bem longa, mas que eu detalho as partes mais importantes como a minha vinda para Belém e como era minha vida no Acre”, adianta Nazaré.

Conhecida internacionalmente por levar os sons das regiões Norte e Nordeste do Brasil para a Europa, a cantora já gravou músicas de grandes compositores brasileiros como Luiz Gonzaga, João do Vale e Waldemar Henrique. Nazaré também é compositora de canções como “Xapuri do Amazonas”, considerada um clássico da cultura paraense. Grande parte do trabalho da cantora foi produzido na França, onde ela reside há 31 anos.

Música 
No segundo semestre do ano passado, Nazaré ganhou um EP com quatro músicas produzidas pela Rádio Cultura FM. Gravado no Estúdio Edgar Proença, o trabalho tem três músicas regravadas e uma inédita da cantora. As canções ganharam um arranjo contemporâneo, mas sem perder a identidade regional da artista. O EP está disponível nas plataformas digitais de música e foram produzidas pelo músico Leo Chermont.
Serviço: O documentário será exibido pela TV Cultura do Pará no dia 31 de dezembro às 17h30.

Serviço

31 de dezembro - SEG

18h15

Tv Cultura do Pará - Canal 2

Grátis
O documentário será exibido novamente no dia 31 de dezembro, às 17h30