Artes Visuais

Mostra coletiva reúne artistas locais

Exposição está em cartaz no Banco da Amazônia

A Exposição Látex está em cartaz no Espaço Cultural do Banco da Amazônia. A mostra integra as atividades comemorativas do aniversário do Banco, que completa 75 anos em julho e, além de seu acervo, a ocasião também será marcada pelo lançamento do Memorial do Banco da Amazônia, que vai reunir documentos, objetos e fotos que retratam a história da Instituição, desde sua origem.

A mostra, cuja curadora é Heldilene Reale, tem obras assinadas por grandes nomes da arte plástica paraense, como Emanuel Franco, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Nio Dias e Ruma de Albuquerque. Eles usaram como referencial os componentes históricos característicos dos ciclos da economia da borracha no País, mais especificamente seus desdobramentos, transformações e impactos sociais e culturais na região amazônica.

Os artistas criaram obras bi e tridimensionais com resoluções que se apropriam de componentes derivados da matéria prima látex e demais fatos da história desses ciclos. Emanuel Franco, por exemplo, apresenta a obra “Macacada bike”, que é constituída de 50 objetos, em formas de macacos, confeccionados com câmeras de pneus de bicicleta que serão agrupados na proposta de instalação visual.

Outro destaque da exposição, é a instalação visual do artista Jorge Eiró, que se inspirou no texto do sociólogo Fábio Castro “A Cidade Sebastiana”, para criar uma obra que faz alusão às ruínas desta cidade Sebastiana e sua memória do látex. Marinaldo Santos apresentará objetos construídos a partir do aproveitamento de produtos derivados do látex ,com inclusão em suas obras de elementos do cotidiano que remetem aos usuais da época e de simbologias características da historia da economia da borracha na Amazônia. As obras do artista terão suportes diferenciados, entre eles, a própria borracha, madeira e utensílios variados,

A Exposição Látex e Memorial Banco da Amazônia fica em cartaz no Espaço cultural do Banco da Amazônia (Av. Presidente Vargas, 800) até o dia 25/08, com visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

*Com informações da assessoria
Foto: Divulgação

Serviço

De 06 de julho - QUI

Até 25 de agosto - SEX

9h ás 17h - Visitação de seg a sex.

Espaço cultural do Banco da Amazônia

Av. Presidente Vargas, 800

(91) 4008-3491

Grátis