Artes Visuais

Artista apresenta desenhos da Vila da Barca

Exposição está em cartaz no Sesc Boulevard

A exposição “Sobre Meus Caminhos”, de Raimundo Calandrino, está em cartaz no Sesc Boulevard. O acervo da mostra apresenta a comunidade ribeirinha da Vila da Barca retratada com traços arquitetônicos imersos de sentimentalidade, desenhados com carvão. As casas, vilas, ruelas e memórias do lugar são íntimas do artista, que nasceu e cresceu por lá.

A exposição de desenhos permeia por uma técnica tradicional do desenho a carvão, pautada numa poética refletiva de um lugar como memória, descrevendo afetivamente todo um gestual de espaços que uns dias fizeram parte de uma história de conquistas e de um lugar.

“A prática do desenho me levou a perceber meu entorno por meio de observações, onde entre um esboço e outro, desenhava sem parar, pontes, vielas e todo o cenário ribeirinho que fazia parte de minha vida desde a infância. A inspiração vem de uma Vila esmagada pelo crescimento desenfreado de uma cidade que caminha por uma desordem urbana permanentemente. Os desenhos retratam os restos de uma Vila de histórias que não voltam. Há um vazio nas pontes. Ora a beira de caírem nesse mesmo vazio, ora criando tessituras gráficas significativas a uma reflexão. ‘Sobre meus caminhos’ reflete minhas andanças pelas pontes disformes longe de uma linha de equilíbrio por meio de poéticas gráficas estabelecidas pelo uso do carvão sobre tela e nada mais”, comenta Raimundo.

O artista iniciou seus estudos nas oficinas de artes da Fundação Curro Velho, a qual logo se tornou funcionário. Paralelamente à instituição desenvolveu um trabalho como artista visual com esculturas e processos ligados na área tridimensional com resina acrílica, ferro e materiais diversos. Participou de exposições em salões de arte: Arte Pará, Pequenos formatos da Unama, Primeiros passos onde foi premiado com o primeiro lugar. Em 2011 assumiu a gerência de artes visuais da própria fundação até 2014. Atualmente desenvolve trabalhos em seu atelier com produções artísticas e ministra oficinas que vão do desenho a escultura. Gradua o 8º semestre do curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela Ufpa – turma 2012.

A mostra vai ficar em cartaz até o dia 08/07 e seu horário de visitação é de terça a sábado, das 09h às 18h, e aos domingos de 09h às 13h. A entrada é gratuita.

*Com informações da assessoria
Foto: Divulgação

Serviço

De 13 de maio - SÁB

Até 08 de julho - SÁB

9h às 18h (ter a sáb)

9h às 13h (dom)

Centro Cultural Sesc Boulevard

Av. Boulevard Castilhos França, 522

(91) 3224-5654

Grátis