Música

Albery Albuquerque volta aos palcos com “Som da Mata”

Pesquisador da sonoridade amazônica faz show no Sesc

Músico, professor graduado em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), pesquisador, compositor, violonista e conferencista. Albery Albuquerque Júnior é conhecido no meio musical pela pesquisa que desenvolve, há mais de trinta anos, reunindo o estudo das vocalizações de diversas espécies de animais amazônicos. Após um hiato de dez anos, ele retoma seu trabalho artístico e se apresenta, no próximo sábado, 28, no Sesc Boulevard, a partir das 19h, acompanhado por seu novo grupo, o “Albery Albuquerque Quinteto”. Entrada gratuita.

O músico faz o show “Som da Mata”, reunindo composições feitas a partir de sua pesquisa musical publicada no livro “Música Transmórfica – a ciência da arte aplicada à arte da ciência”.  O trabalho, incentivado pela bolsa do Instituto de Artes do Pará (atual Fundação Cultural do Pará), resultou na criação da “Música Transmórfica da Floresta”, linguagem que adapta à estrutura musical, as manifestações sonoras dos animais.

Cada espécie abordada foi percebida como um gênero musical e as composições estão inseridas nesses paradigmas. A partir daí Albery já compôs várias músicas. Algumas delas estão no repertório que o público vai ouvir neste sábado, 28. Para executar o repertório e levar a linguagem ao conhecimento do público, o violonista Albery recrutou recentemente um time de músicos que já vêm acompanhando sua pesquisa e formou o Albery Albuquerque Quinteto, com seu filho Thiago Albuquerque nos Teclados e samplers, Tom Salazar Cano, nas guitarras, Príamo Brandão ao Contrabaixo e Carlos “Canhão” Brito Jr. na Bateria e Percussão.

A linguagem musical de sua pesquisa já foi apresentada em discos e livros (CD didático Cantos da Natureza e o CD Timbres da Natureza Amazônica, Fonte de Clavenários), e também rompeu fronteiras, sendo levada a outros países e referenciada em diversas publicações, inclusive em veículos do exterior (rádio BBC de Londres), British Council (organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais), e numa importante edição norte-americana sobre os cantos dos pássaros (“Nature’s Music – The Science of Birdsong”, de Peter Marler e Hans Slabbekoorn).

Para ouvir um pouco: https://soundcloud.com/musicaparaense/albery-albuquerque/recommended / https://soundcloud.com/alberyalbuquerque

 

Serviço

28 de novembro - SÁB

19h

Centro Cultural Sesc Boulevard

Boulevard Castilho França, 522/523

(91) 98134-7719

Grátis