Música

Poesia e música em bate-papo e pocket show com Arthur Nogueira

Neste sábado, 18, às 17h, na Capela do São José Liberto

“Eu só faço música por causa dos poetas”, diz o cantor e compositor Arthur Nogueira, que mergulha na atmosfera da literatura e do som neste sábado, dia 18, às 17h, em bate-papo e pocket show, na Capela do São José Liberto, com entrada franca.

O evento, apoiado pelo Banco da Amazônia, encerra a primeira edição do projeto “Itinerâncias”, que abriu com show de Arthur e Fernanda Takai no começo do mês, no Teatro Gasômetro. Um dos jovens artistas paraenses de maior visibilidade no país, Arthur foi indicado ao Grammy Latino por seu mais recente disco, “Rei Ninguém”, teve música gravada pela Gal Costa e assinou a direção do mais novo disco de Fafá de Belém, “Humana”.

Interessado no rigor da poesia escrita, Nogueira faz de sua música pop um elo entre a tradição e a modernidade, lançando um olhar particular à obra de poetas de diferentes gerações. Em seu trabalho, o músico reúne, por exemplo, poemas de autores estrangeiros, como Adonis (Síria) e Rose Ausländer (Romênia), e brasileiros, como Antonio Cicero (RJ) e Eucanaã Ferraz (RJ).

“Meu primeiro espanto com a poesia foi com Waly Salomão, quando descobri ‘Mal secreto’, letra dele com música de Jards Macalé, na estante de LPs do meu pai. Naquele momento, entendi como o Brasil desmantelou as fronteiras entre a alta poesia e a canção popular”, conta.

No encontro de sábado, o artista cantará, contará histórias de sua carreira e da música brasileira, falará sobre as relações entre poesia e canção popular e compartilhará seus métodos e inspirações para o ofício da composição musical.

“Quero, além de cantar, compartilhar minha experiência com a poesia e pensar qual o seu sentido no mundo contemporâneo. A partir do meu repertório autoral, vou contar histórias, falar sobre as relações entre poesia e canção popular e expor alguns métodos e inspirações para o ofício da composição musical”.
(texto: Gi Soter)

Serviço

18 de maio - SÁB

17h

Capela do São José Liberto

(91) 99368-2300

Grátis