Cursos e Eventos

Campina

Projeto instiga os belenenses a pensar sobre o bairro e a cidade

O que a Campina – com suas edificações, ruínas e espaços antigos e atuais – tem a nos dizer sobre a história da cidade e o processo de colonização, as formas de morar e viver da população, os circuitos artísticos, a política e o direito à cidade? Pensando nisso, acontece até 25 de novembro uma série de rodas de conversa, roteiros a pé e performances com o objetivo de debater a história do bairro e pensar o presente e o futuro da Belém.

O projeto “Campina” é promovido pelo Sesc Boulevard. Toda a programação é gratuita. Confira o que vai rolar:

Rodas de conversa
13.11 | segunda | 19h – Do nascimento da Campina à Belle Époque

A Campina e seus casarões antigos e ruas estreitas tem muito a nos contar sobre a história da cidade e da vida social de uma época. Nessa roda de conversa você conhecerá mais sobre os modos de morar e viver, os circuitos artísticos e as dinâmicas da escravidão urbana que se faziam presentes nesse bairro, trazendo à tona memórias e histórias de espaços físicos e simbólicos da época.
– Com Bárbara Palha, Karol Gillet, Michel Pinho e Moema Bacelar

20.11 | segunda | 19h – Centro histórico: Cenas artísticas e memórias da ditadura

O centro histórico de Belém foi e é ainda hoje ambiente para a reunião de diversos artistas, vanguardistas e boêmios, que há anos constroem e movimentam a cena cultural da cidade. Mas pouco se fala que diversos espaços desse bairro de artes e histórias se relacionaram também com a perseguição a estudantes, artistas e ativistas no período da ditadura militar. Nessa conversa você conhecerá mais sobre esses lugares e o movimento artístico e estudantil que marcou o período.
– Com Pedro Galvão, Raquel Cunha, Tony Leão e Venize Rodrigues

27.11 | segunda | 19h – Direito à cidade: Viver hoje a Campina

Com um rico patrimônio histórico, a maior feira ao ar livre da América Latina, diversas iniciativas culturais e independentes e vários grupos com diferentes e por vezes divergentes interesses, a Campina é um “centro” construído por margens, conflitos e desafios – e também repleta de potencial para uma cidade que se queira mais democrática e viva. Que desafios e potenciais são esses para a Campina e entorno? O que o bairro pode oferecer para a cidade e sua população? Qual a importância da arte e da cultura nesse debate?
– Com Helena Tourinho, Joana Lima, Lucas Nassar e Makiko Akao

Roteiros geoturísticos
Conheça a pé parte da história da Campina! As obras arquitetônicas e monumentos podem ser vestígios e testemunhos de uma época – narrativas construídas sobre um tempo, mas também tentativas de apagamento de algumas memórias… Você sabia por exemplo que há uma igreja na Campina construída especificamente para que pessoas escravizadas pudessem praticar sua devoção? E que uma das principais praças da cidade serviu de cemitério e tinha, inclusive, uma forca?
Conheça essas e outras histórias desse bairro a partir dos roteiros realizados pelo Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo / UFPA. Monitoras(es): Daniela Pantoja, Gabriel Silva, Magaly Caldas, Marcos André e Vivian Albuquerque. Coordenação: Maria Goretti Tavares.

Ponto de encontro: Centro Cultural Sesc Boulevard – saída às 9h. As inscrições para o roteiro podem ser feitas clicando aqui. 

25.11 | sábado | 9h | Roteiro Praças
Praça dos Estivadores, Largo das Mercês, Praça Barão do Guajará, Praça da República, Praça das Sereias, Praça Barão do Rio Branco, Praça da Trindade, entre outras.

Performances

25.11 | sábado | a partir de 9h | na loja Paris N’América (João Alfredo nº132)
Tendo como indutor a memória do lugar e suas relações com o espaço urbano, a Cia. de Teatro Madalenas apresenta OUTRAS MEMÓRIAS, performances que fazem uso de ações físicas para recontar brevemente a história de dois locais significativos para a cidade de Belém: o Largo das Mercês e a loja Paris N’América.

*Com informações da assessoria
  Foto: Divulgação

Serviço

De 13 de novembro - SEG

Até 27 de novembro - SEG

Programação completa na matéria

centro cultural sesc boulevard

(91) 3224-5305

Grátis