Teatro e Humor

“Palco Giratório” de artes cênicas traz espetáculos e oficinas

Dia 26, tem o espetáculo “Aquelas”. Confira programação

O maior circuito brasileiro de artes cênicas, o Palco Giratório, chega a sua 22ª edição com 642 apresentações e 1.382 horas de oficinas, realizadas por 20 grupos artísticos, alcançando 138 cidades brasileiras. O lançamento nacional acontece no dia 28 de março em Natal (RN). Entre as novidades deste ano está a Cena Expandida – Circuito Especial, que promoverá ações como residências e mapeamento de artistas.

No Pará, o circuito terá duas etapas. A primeira será em abril, trazendo o Espetáculo de Dança R.A.L.E (Realidade Apropriada Libera Evidência) , de Jessé Batista (Maceió /AL), para se apresentar no dia 02/04, às 19h, em Belém, no Centro de Turismo e Cultura Sesc Ver-o-Peso e no dia 08/04, também às 19h, no Sesc em Castanhal. O espetáculo trata de um corpo aprisionado por um sentido político que desfavorece um terço da imensa população brasileira. Não é a questão de permanecer e pertencer àquele lugar, e sim de ser tratado como apenas um mero corpo. Um corpo construído como um dispêndio de energia muscular, em meio a ruas, avenidas, becos, vielas, subidas, descidas, em uma cidade desigual. Ambientes em que um dos maiores desafios do ser humano é sustentar-se perante o seu próprio corpo. A classificação é 10 anos. Além do espetáculo, Jessé também realizará nas duas cidades a oficina “Corpo, movimento e técnica, pesquisa de criação em dança breaking”.

Ainda em abril, no dia 26/04, às 19h, no Sesc Ver-o-Peso, em Belém, o Grupo Manada Teatro, do Ceará, apresenta o espetáculo teatral “Aquelas”. A peça remonta a história de Maria de Bil, santa popular da cidade de Várzea Alegre-CE, assassinada em 1926 pelo seu “companheiro”, transformada em mártir, e até hoje é ícone de devoção do povo da região. No espetáculo, que mistura a história da santa com pessoalidades das intérpretes, o público é convidado a participar do preparo de um indigesto jantar envolvendo facas, carne, sangue e outros elementos, oferecidos à mesa com os corpos das próprias atrizes/performers. A classificação é 14 anos.

No dia seguinte, 27/04, também às 19h, o Grupo Cuíra é o convidado para mostrar ao público e aos artistas do Grupo Manada, o espetáculo teatral “Marias”. Com dramaturgia de Edyr Augusto e direção de Saulo A. Sisnando, as dores, as memórias e as buscas de mulheres reais são trazidas ao palco pelas atuações viscerais de cinco atrizes paraenses: Gisele Guedes, Monalisa da Paz, Pauli Banhos, Sandra Perlin e Zê Charone. O espetáculo versa sobre mães que, como Maria, perderam seus filhos para a intolerância e para a violência urbana. Classificação 14 anos.

A segunda etapa do Palco Giratório no Pará vai acontece em setembro com novos espetáculos e oficinas. Todos os espetáculos e oficinas são gratuitos e após cada apresentação haverá um bate-papo com os artistas e o público. Os espetáculos selecionados pela curadoria têm como características a mistura de sotaques, as diferentes expressões artísticas e modos de criação. Apoiar manifestações artísticas voltadas para o desenvolvimento cultural e a democratização da cultura nacional é um compromisso do Sesc.

 “A proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte: a importância do diálogo, da empatia, do encontro das diferenças, a visibilidade negra, a cultura indígena, as questões do feminino, a diversidade, são algumas das temáticas presentes este ano”, reforça Vicente Pereira Júnior, analista de artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc.

Confira a programação para Belém:

Espetáculo “Aquelas”, Grupo Manada Teatro (CE)
Dia: 26 de abril
Hora: 19h
Classificação:14 anos

Espetáculo “Marias”, Grupo Cuíra (PA)
Dia: 27 de abril
Hora: 19h
Classificação:14 anos

Serviço

02 de abril - TER

03 de abril - QUA

04 de abril - QUI

05 de abril - SEX

26 de abril - SEX

27 de abril - SÁB

Espetáculo de Dança R.A.L.E - 19h

. . .

Oficina “Corpo, movimento e técnica breaking”

03 de abril - 13h às 17h

04 e 05 de abril - 09h às 13h e 14h às 17h30

. . .

Espetáculo “Aquelas”, Grupo Manada Teatro (CE)

26 de abril - 19h

. . .

Espetáculo “Marias”, Grupo Cuíra (PA)

27 de abril - 19h

Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso

Av. Boulevard Castilho França, 522

(91) 4005-9581 / 0800-941-1242

Grátis
Classificação: 10 anos