Cursos e Eventos

“Circular” lança nova edição de sua revista digital

Confira as atividades mais recentes do projeto

Partilhar território não é apenas coexistir em proximidade. É preciso se conhecer. No caso do centro histórico de Belém, a relação entre vizinhos, parceiros e colaboradores é acompanhada de questões de identidade, que determinam objetivos e expectativas, ideais e ações. Em diálogo com o patrimônio cultural e arquitetônico que caracterizam os bairros mais antigos da cidade, esta tem sido uma reflexão constante do Circular. Desde o ano passado, o projeto vem reunindo gestores, moradores e colaboradores, promovendo o conviver, dividindo fragilidades e potencialidades.

Na nova edição da revista digital publicada na plataforma Issu, um pouco dessas discussões na matéria realizada com o fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, coordenador das dinâmicas que resultaram no Mapa Mental do Circular. Ele conta como esse processo identificou a existência de um organismo sociocultural e educativo, atuante e responsável em seu território, chamado de ‘Ser Circular’.

Em outra matéria a história de vida e afeto de quatro mulheres que atuam de diversas maneiras no movimento de ativismo cultural da Cidade Velha: Ana Brahuna, Lorena Rodrigues, Virginia Maura e Ursula Bahia. E por falar em história, a revista ainda apresenta uma das personalidades culturais do bairro da Campina, o escritor, poeta e carnavalesco Laury Garciaas, que mora na Rua Aristides Lobo.

Em destaque o prédio antigo do Mercado Francisco Bolonha, onde a tradição de vender carnes deu espaço à economia criativa, moda, arte popular, artesanato caboclo e indígena, música. Tudo em pleno Complexo do Ver o Peso. Andando um pouquinho mais para chegar à Praça D. Pedro II, se chega ao prédio do Solar Barão do Guajará, que foi tema do ensaio fotográfico, assinado pelo fotógrafo Otávio Henriques.

Esta edição da publicação digital contou com a colaboração de Andrea Sanjad, profissional da área editorial, ou simplesmente Guardadora de Livros, como ela se intitula. Em seu artigo, ela faz uma reflexão sobre o projeto Circular. E fechando a edição, um panorama do que foi discutido durante o Fórum Circular – Patrimônio, Sustentabilidade, Cidadania, evento de quatro dias, realizado em setembro de 2018.

Confira todo o conteúdo da Revista Circular e fique por dentro das atividades mais recentes do projeto que luta pelo patrimônio cultural e arquitetônico de Belém.

Serviço

27 de fevereiro - QUA

24h

Plataforma ISSU

(91) 98152-5156 / 98134-7719

Grátis



Outras matérias de Cursos e Eventos