Música

Cobra Venenosa no Rio de Janeiro

Grupo se apresenta em vários lugares do estado

Osso duro de roer, como cantou Mestre Verequete, o carimbó é uma cultura sem grilhões e hora pra acabar. Com mais de dois séculos de história no estado do Pará, o ritmo atravessa épocas com respeito às tradições, mas também atento às causas políticas atuais. É esse caldo de ancestralidade e engajamento que o grupo Cobra Venosa| Carimbó & Poesia mostra, a partir deste sábado (13), em seu projeto “Rio: do Maguari ao de Janeiro”.

Batuque feminista, carimbó marginal, poesia em defesa da população negra da Amazônia. Independente da definição que se queira dar, o fato é que ninguém passa incólume ao som dos tambores e dos versos contundentes do Cobra Venenosa. Com sede de conquistar novos espaços, a turnê do grupo em terras fluminenses terá início com uma participação no Baile dos Botos, na casa do Coletivo Caboclã, no bairro boêmio da Lapa.

Primeiro álbum

A turnê “Rio: do Maguari ao de Janeiro” é a primeira realização do longo ano que será 2018 para o Cobra Venenosa. O grupo se prepara para gravar o seu álbum de estreia, intitulado “Tambores da Mãe África”, selecionado no VI Prêmio de Arte e Cultura da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fruto de insistência e cuidado dos artistas com a cultura popular, o prêmio é mais uma conquista do carimbó, esse osso difícil de roer e impossível de quebrar.

Confira a agenda do Cobra Venenosa no Rio de Janeiro:

Sábado (13)
Baile dos Botos. Rua Moraes e Vale, nº 21, bairro da Lapa;

Domingo (14)
Carimbó Itinerante na Praça Mauá, a partir das 17h. Participação “Batuque do Igapó”;

Sexta (19)
Carimbó da Gema: vivência de carimbó (dança, ritmo e venda de instrumentos), participação do Mestre Flávio Gama; fecha com show no Bar & Restaurante Lapa Esquina, em frente aos arcos da Lapa;

Sábado (20) e Quarta (24)
Oficinas, exibição de vídeos, bate papos e shows musicais no Quintal do Rio, em Paraty, com participação do grupo “Mundiá”.

 

Serviço

De 13 de janeiro - SÁB

Até 24 de janeiro - QUA

Programação completa na matéria

Rio de Janeiro (RJ)

(91) 98357-1216

Grátis