Música

Concerto “O Encontro da Percussão e o Jazz”

Amazônia Jazz Band e Ricardo Aquino, no Theatro da Paz

Com destaque para os sons percussivos, a Amazônia Jazz Band apresenta na nesta quarta-feira (14) o concerto “O encontro da Percussão e o Jazz”, a partir de 20h, no Theatro da Paz, em Belém. O percussionista Ricardo Aquino, integrante da AJB, será o solista do evento, que terá regência do maestro Nelson Neves. A entrada é gratuita.

A primeira parte do concerto terá “Blues For Mr. P”, de Jim Martin; “Once Upon A Summertime”, de EddIe Barclay e Michel Legrand; “Hava Nice Day”, de Sammy Nestico; “Splanky”, de Neal Hefti. Após o intervalo, Entre baladas e blues, será apresentada a composição “Rapsódia para percussão e jazz ensemble”, do compositor brasileiro Ney Rosauro. Nelson Neves explica que a peça foi escrita originalmente para orquestra, mas que Rosauro também deixou escrita uma versão para jazz e que o concerto terá um toque especial sob a criatividade do grupo. Na execução da AJB, Ricardo Aquino vai usar uma parafernália de objetos aliados a outros elementos, como por exemplo, mostrar sons da borda dos copos de cristais, e instrumentos que lembram a floresta, como tímpanos, vibrafone, xilofone e repinique.

“É uma peça muito bem escrita para percussão e orquestra, com um colorido absurdamente fantástico. À percussão, o compositor mescla um pouco do clássico moderno com jazz, tem uma pegada jazzística na peça em vários momentos, uma junção mesmo de estilos. Quando pensamos em apresentar essa peça, também levamos em conta que a percussão é muito próxima da nossa sonoridade paraense, brasileira, por conta das nossas influências africanas”, explica Nelson Neves.

A realização é do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com apoio da Academia Paraense de Música (APM) e Theatro da Paz. A entrada é gratuita, com retirada na bilheteria do teatro, mas quem preferir a comodidade da internet pode adquirir pelo site www.ticketfacil.com.br, com retirada limitada a dois ingressos por pessoa e taxa de conveniência de R$2 por ingresso.

Texto: Dominik Giusti 

Serviço

14 de novembro - QUA

20h

Theatro da Paz

Pça. da República

4009-8758

Grátis
Ingressos no site www.ticketfacil.com.br