Cinema

Curtas produzidos por alunos na tela do Cine Olympia

Resultado de oficina, em exibição nesta sexta, às 14h

Adolescentes, alunos da Escola de Tempo Integral Manoel Leite Carneiro, localizada no bairro do Tenoné, em Belém, participaram da oficina transdisciplinar, chamada de FICARTE, que engloba as disciplinas Filosofia, Ciência, Arte e Tecnologia, desenvolvida ao longo de três bimestres, neste ano de 2018. O resultado final da oficina foi que os estudantes, com apoio total dos professores, optaram por criar três curtas metragens, que serão apresentados ao público, nesta sexta-feira, dia 7, às 14 horas, no Cine Olympia, com entrada gratuita.

As ações educacionais abrangeram debates sobre tecnologia e o homem, roteiro e filmagens. Os roteiros dos curtas surgiram desses debates, e foram criados conjuntamente por professores e alunos. Os alunos também atuaram como atores nas três histórias, que foram filmadas por meio de smartphones.  Para o professor Carlos Lira, um dos promotores da oficina, utilizar o cinema não é novidade dentro da educação escolar. “Arriscar-se em fazer cinema é sempre novo no universo de professores e estudantes, de modo especial dentro da educação pública, local reconhecido por deficiências e carências financeiras”, lembrou o professor.

“O resultado final que conseguimos produzir, ainda que simples e dentro das limitações, é belo e cheio de potência criativa. Isso reflete um intenso processo formativo que nos faz acreditar naqueles que fazem educação pública”, complementou Carlos Lira.

Curtas – Os três curtas são “Lady Vingança”, “Silêncio” e “História da Minha Vida”. O primeiro conta a história de um inventor que amarga a solidão, desde que foi abandonado pela mulher. Para resolver isso, resolve recriar a ex-esposa em forma de robô. Porém, ela sai de controle, tornando-se um perigo para vida de seu inventor. “Silêncio” conta a história de uma estudante que passa a sofrer bullying dentro da escola, depois de ter vídeos particulares vazados em redes sociais. E em “História da Minha Vida”, um jovem, de posse de um mapa deixado pelo avô, parte em busca de um tesouro que mudará a forma como ele vê o mundo.

Serviço:

Exibição dos curtas metragens “Lady Vingança”, “Silêncio” e “História da Minha Vida”, produzidos por alunos e professores da Escola de Tempo Integral Manoel Leite Carneiro, sexta-feira, 7, às 14 horas, no Cine Olympia (avenida Presidente Vargas, na praça da República). Entrada gratuita.

Serviço

07 de dezembro - SEX

14h

Cinema Olympia

Av. Presidente Vargas, 917

98869-6829

Grátis