Cinema

Documentário “Marajó das Letras”

Filme será exibido no Sesc Boulevard

Após a primeira etapa, que abrangeu os municípios de Belém, Barcarena, Abaetetuba e Igarapé-Miri, o projeto “Letras que Flutuam” exibe mais um documentário, desta vez da Etapa Marajó, filmado nos municípios de Soure, Salvaterra, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Breves e Ponta de Pedras.

Com o título de “Marajó das Letras – Os abridores de letras da Amazônia Marajoara”, o documentário será exibido nos seis municípios marajoaras. Em Belém, a exibição acontece neste sábado (22 de julho), e na próxima terça-feira (25 de julho), no Sesc Boulevard.

Abrir letras em barco é um ofício associado à pintura tradicional com pincel, técnica pela qual os nomes das embarcações são pintados com letras coloridas decoradas. Detentores dessa técnica, encontramos artistas que se destacam em todos os municípios, uns com conhecimento prévio adquirido em cursos, outros cujo aprendizado se deu de forma cotidiana. Um sintoma muito evidente no Marajó, no entanto, é a presença da pintura com pistola – à qual chamam de “grafite” – muito marcante em embarcações menores, as chamadas “rabetas”.

A presença de embarcações grafitadas vem crescendo, com suas artes aplicadas com pistola e stencil, simulando efeitos de luz, vento, fogo e texturas diversas. “O maior acesso a informação que as novas tecnologias proporcionam vai impactar a paisagem visual da Amazônia ribeirinha. A questão é como estas linguagens, as tradicionais e as inovadoras, podem coexistir de maneira construtiva. A educação e a valorização da cultura são chaves para essa relação”, explica a diretora do documentário Fernanda Martins.

As técnicas gráficas tradicionais como a pintura com pincel, sobrevivem ao tempo, mesmo diante de outras formas de comunicar como o grafite e a impressão industrial”, explica a coordenadora do projeto Sâmia Batista. O documentário será exibido às 16h e 18h respectivamente. A entrada é gratuita.

*Com informações da assessoria
Foto: Nailana Thiely

Serviço

De 25 de julho - TER

18h

Centro Cultural Sesc Boulevard

Av. Boulevard Castilhos França, 522

(91)98232-7429

Grátis