Espetáculo teatral “Abajur Lilás”
Grupo Limítrofe se apresenta na Casa da Atriz

O grupo Limítrofe vai apresentar o espetáculo teatral Abajur Lilás, neste fim de semana. A montagem é uma adaptação de uma das obras mais impactantes e politicamente engajadas do dramaturgo paulista Plínio Marcos. A apresentação marca a estreia do Grupo Limítrofe nos teatros belenenses, que surgiu a partir do projeto “Abajur” vinculado em 2017 ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Teatro e Universidade (GEPETU), da Universidade Federal do Pará (UFPA)
No enredo, Dilma, Célia e Leninha tentam sobreviver em um submundo cheio de impiedades, extorsões e injustiças praticadas e personificadas por Giro, pessoa sem nenhum escrúpulo que comanda um prostibulo a base de autoritarismo, ameaça e violência. É neste universo que Dilma mantem a esperança de criar seu filho e um dia poder desfrutar de bons momentos, Célia se rebela em busca liberdade e Leninha vislumbra uma realidade ilusória típica da juventude, mas mantendo uma indiferença grande frente aos problemas.
Escrita no ano de 1969, em tempos obscuros onde o regime de exceção impunha mudanças fortes e cruéis ao nosso país, esta obra sofreu inúmeras interferências por parte da censura. Ainda assim, tornou-se um dos principais gritos de denuncia e crítica ao regime militar, nos mostrando de forma metafórica as situações de impotência às quais a sociedade era submetida frente aos desmandos e abusos praticados neste período.
O projeto, dirigido por Renan Delmontt, tem como objetivo principal investigar e desenvolver o trabalho do ator por meio da pesquisa e experimentação contínua. “Utilizamos em cena nossos estudos e práticas de criação no método de interpretação chamado de O Sistema, do Teatrólogo russo Constatine Stanislavski, que alicerça a construção dos personagens no modelo de interpretação realista”, pontua.
O espetáculo “Abajur Lilás” será encenado nos dias 22 e 23 de abril, na Casa da Atriz (Rua Oliveira Belo nº 95), às 18h e 20h. Os ingressos custam R$ 20.
*Com informações da assessoria
Foto: Divulgação
Serviço
De 22 de abril - SÁB
Até 23 de abril - DOM
18h e 20h
A Casa da Atriz
Rua Oliveira Belo, 95
(91) 98971-7207
Outras matérias de

Iracema de Oliveira e Ester Sá conversaram sobre o espetáculo “Iracema Voa”
Confira a entrevista que fizemos com estas duas grandes artistas paraenses!

Seu Sena revela as músicas que mais bombam no Veropa
Confere o vídeo com o Bike Som mais famoso do Ver-o-Peso

Confere a entrevista que fizemos com Bruno B.O
Ele foi um dos selecionados no Edital da Natura Musical
Entrar na Tv Guiart