Espetáculo teatral “Abajur Lilás”

Grupo Limítrofe se apresenta na Casa da Atriz

O grupo Limítrofe vai apresentar o espetáculo teatral Abajur Lilás, neste fim de semana. A montagem é uma adaptação de uma das obras mais impactantes e politicamente engajadas do dramaturgo paulista Plínio Marcos. A apresentação marca a estreia do Grupo Limítrofe nos teatros belenenses, que surgiu a partir do projeto “Abajur” vinculado em 2017 ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Teatro e Universidade (GEPETU), da Universidade Federal do Pará (UFPA)

No enredo, Dilma, Célia e Leninha tentam sobreviver em um submundo cheio de impiedades, extorsões e injustiças praticadas e personificadas por Giro, pessoa sem nenhum escrúpulo que comanda um prostibulo a base de autoritarismo, ameaça e violência. É neste universo que Dilma mantem a esperança de criar seu filho e um dia poder desfrutar de bons momentos, Célia se rebela em busca liberdade e Leninha vislumbra uma realidade ilusória típica da juventude, mas mantendo uma indiferença grande frente aos problemas.

Escrita no ano de 1969, em tempos obscuros onde o regime de exceção impunha mudanças fortes e cruéis ao nosso país, esta obra sofreu inúmeras interferências por parte da censura. Ainda assim, tornou-se um dos principais gritos de denuncia e crítica ao regime militar, nos mostrando de forma metafórica as situações de impotência às quais a sociedade era submetida frente aos desmandos e abusos praticados neste período.

O projeto, dirigido por Renan Delmontt, tem como objetivo principal investigar e desenvolver o trabalho do ator por meio da pesquisa e experimentação contínua. “Utilizamos em cena nossos estudos e práticas de criação no método de interpretação chamado de O Sistema, do Teatrólogo russo Constatine Stanislavski, que alicerça a construção dos personagens no modelo de interpretação realista”, pontua.

O espetáculo “Abajur Lilás” será encenado nos dias 22 e 23 de abril, na Casa da Atriz (Rua Oliveira Belo nº 95), às 18h e 20h. Os ingressos custam R$ 20.

*Com informações da assessoria
Foto: Divulgação

Serviço

De 22 de abril - SÁB

Até 23 de abril - DOM

18h e 20h

A Casa da Atriz

Rua Oliveira Belo, 95

(91) 98971-7207

R$ 20



Outras matérias de