Artes Visuais

Exposição “Auto do Círio” celebra esta manifestação cultural paraense

Mostra segue em cartaz na Galeria Theodoro Braga

Quem nunca teve a chance de participar do Auto do Círio, realizado todos os anos na sexta-feira que antecede o Círio de Nazaré, terá a oportunidade de conferir alguns aspectos dessa manifestação popular que mistura arte, cultura, devoção e celebração em uma exposição que está em cartaz na Galeria Theodoro Braga. A mostra pode ser visitada até dia 19 de novembro, das 9h às 19h. A entrada é franca.

A exposição é resultado do Edital Pauta Livre 2017 da Fundação Cultural do Pará e do V Prêmio PROEX de Arte e Cultura. De acordo com a discente de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrante do Auto do Círio, Nicolle Bittencourt, a ideia surgiu após quatro anos de trabalho com essa manifestação, em parceria com o professor mestre Tarik Coelho, coordenador do projeto de extensão do Auto do Círio. “O Auto é um espetáculo criado em 1993, por professores da UFPA, e apesar da influência do meio acadêmico na sua concepção, é produzido por artistas e pela comunidade”, comenta.

A exposição inclui itens do acervo usado no Auto do Círio deste ano que teve como tema “Por uma Belém de Paz”, como figurinos, painéis, estandartes. “Terá também um mural produzido pelo artista Sandro Almeida, feito especialmente para esta exposição”, ressalta Nicolle Bittencourt.

 

*Com informações da assessoria
  Foto: Pedro Cordeiro

 

 

 

 

Serviço

De 19 de outubro - QUI

Até 19 de novembro - DOM

9h as 19h

Galeria Theodoro Braga

(Gentil Bittencourt, 650)

(91) 98416-6579

Grátis