Artes Visuais

Universo da paisagem na “BAÍA” de Armando Sobral

Visitação até 23 de outubro, na Galeria de Artes do CCBEU

Já está aberta à visitação a exposição “Baía” do artistas plástico Armando Sobral. Uma mostra individual do artista paraense que faz parte da
programação de aniversário de 63 anos do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, o CCBEU. Armando Sobral retornou a Belém em 2001, depois de muitos anos em São Paulo, e aqui montou um atelier de gravura, mas foi em 2003 que passou a se dedicar a pintura a óleo sobre tela.

A exposição reflete a imersão no universo da paisagem. Uma série extensa de trabalhos executados em tamanhos variados, que vão de pequenos estudos a grandes dimensões. “Trata-se da dimensão do incomensurável, das relações das atmosferas”, explica o artista. “Quando eu me remeto a essas paisagens não tem nada estável em relação a isso, é uma espécie de um tempo que decorre”, finaliza Sobral sobre o tema recorrente desde então.

Armando Sobral começou essa série em 2003, quando se debruçou sobre o tema de uma foto que fez em 1998 quando retornava de Soure e tragicamente soube que sua mãe havia sido hospitalizada, de um processo terminal. Durante a viagem, ele fez o registro fotográfico de uma paisagem. Primeiramente fez alguns desenhos à carvão, que depois foram ganhando outras dimensões. Apesar da travessia ao Marajó ser o local que sempre faz alusão nas pinturas, Sobral pondera que hoje está em outra relação com o tema, quando diz “Hoje meus trabalhos não estão mais associados aquele episódio, mas quando olho para o rio, penso nessa relação de transição de vida, de tempo, de ciclo. Eu busco na pintura uma relação figurada com esse universo que é quase inapreensível, que é o universo da água, do ar das atmosferas”.
Hoje, além das pinturas tem se dedicado ao trabalho com a escultura, o desenho e a gravura também.

A exposição de pinturas“Baía” pode ser visitada até o dia 23 de outubro, de segunda a sexta (14h às 19h) e aos sábados (9h às 12h), no Espaço CulturalCCBEU-MABEU, na Trav. Padre Eutíquio, 1309. Para agendar visitas guiadas basta entrar em contato com a equipe da galeria: 3221.6143 / artes@ccbeu.com.br

 

Serviço

De 27 de setembro - QUI

Até 23 de outubro - TER

14h às 19h - Vistação - Seg à sex

9h às 12h - Visitação - Sáb

Galeria de Artes do CCBEU

Tv. Padre Eutíquio, 1309

(91) 3221-6100

Grátis