Artes Visuais

Círio de Nazaré é tema de exposição

Mostra exibe vários objetos produzidos por diferentes artistas

Com a intenção de resgatar a história da maior manifestação religiosa paraense, o Banco da Amazônia abre a exposição “Círio de Nazaré de Belém do Pará: Patrimônio Cultural da Humanidade”. A mostra, que segue até 3 de novembro no Espaço Cultural da Instituição, exibe mantos produzidos pelas artistas Ester Paes França, Maria Alice Penna e Paula Novelino de Castro.

A exposição é exibida de forma inédita, mostrando a festa popular de maneira diferenciada para a sociedade. Uma manifestação que se renova a cada ano como um processo histórico de construção social de um espaço e um tempo simbólico estruturado pela fé, pela política, pelo mercado, pelo lúdico, pela cultura e diversão.

Os mantos elaborados pelas artistas foram feitos a mão, confeccionados e bordados com fio de “ouro” Italiano e pedrarias e foram cedidos pelo Museu do Colégio Gentil. A história da produção dos mantos é denominada “Tesouros do Círio” e reúne cultura, origem e evolução material, valorizando o registro das emoções dessa festa cultural.

A exposição pode ser visitada de segunda à sexta, de 9h às 17h, com entrada franca.

*Com informações da assessoria
  Foto: Hermes Junior

Serviço

De 26 de setembro - TER

Até 27 de outubro - SEX

18h30 - Abertura

10h às 17h - Visitação

Espaço Cultural Banco da Amazônia

Av. Presidente Vargas esquina com Rua Carlos Gomes

(91) 4008-3213

Grátis