Artes Visuais

Exposição de Flavya Mutran em cartaz

Mostra reúne séries da artista na Kamara Kó

A Kamara Kó Galeria vai abrir sua programação de 2017 com a exposição “Distopias”, de Flavya Mutran. A mostra registra o conceito de distopia, pensamento antítese da utopia, refletido nas obras através da imagem da figura humana, que para a artista, põe em cheque várias relações sociais de poder provocadas pelo uso da fotografia por internautas que se colocam diante de câmeras e se expõem nas Redes Sociais.

O acervo é fruto da união das séries Egoshot, Bioshot e Mapas de Rorschach produzidas por Flavya. Os trabalhos foram criados entre 2009 e 2016, e parecem interligados pela inquietante superexposição de rostos anônimos que tanto caracterizam o comportamento do homem contemporâneo na Era Digital.

Em “Egoshot’s”, por exemplo, são apresentadas multiexposições fotográficas resultantes de daily videos, espécie de diários digitais em que o internauta se fotografa diariamente na mesma posição por anos, registrando a passagem do tempo em minutos. Já os Bioshot’s, por sua vez, tratam do complexo processo de produção social, política e ideológica que constitui um rosto. As fotos desta série são misturas dos traços fisionômicos de Flavya Mutran em matrizes prévias que combinam tipos físicos, sexos, raças, tempos e códigos diferentes.

Por fim, a série “Mapas de Rorschach” reúne livres interpretações visuais inspiradas nas pranchas criadas pelo suíço Hermann Rorschach. Elaboradas a partir de borrões em paredes, muros, pisos e tetos de Porto Alegre que remetem lembranças da fotógrafa de pessoas e lugares de Belém. As imagens dessa série sugerem leituras de superfícies como se fossem mapas para lugares onde segundo a artista “(re)encontra rostos que habitam entre essas duas cidades”.

A exposição “Distopias” vai ficar em cartaz na Kamara Kó Galeria (Trav. Frutuoso Guimarães, 611) no período de 02/04 a 20/05. A visitação é de terça a sexta-feira, das 15h às 19h, e aos sábados das 10h às 13h. A entrada é gratuita.

*Com informações da assessoria
Foto: Divulgação

Serviço

De 02 de abril - DOM

Até 20 de maio - SÁB

10h às 17h (02/04 - Abertura)

15h às 19h (ter a sex)

10h às 13h (sáb)

Kamara Kó Galeria

Tv. Frutuoso Guimarães, 611

(91) 3261-4809

Grátis