Artes Visuais

Exposição “Exaustos” segue na Casa das Onze Janelas

Mostra é do artista paraense Marcone Moreira

A exposição “Exaustos” segue em cartaz na Casa das Onze Janelas até sexta-feira (31), com entrada gratuita.”Exaustos”, do artista Marcone Moreira, é fruto de mais um empreendimento particular da observação da realidade da Amazônia com a reunião de elementos típicos da cultura e da economia regional.

Desta vez, ele apresenta artefatos de comunidades extrativistas de castanha-do-Pará e de coco babaçu, a partir de projeto contemplado pela Fundação Cultural do Pará (FCP).

De volta à região sudeste do Pará – em que ele viveu e cresceu -, Marcone foi em busca das quebradeiras de coco em municípios como São Domingos do Araguaia, São Geraldo, São João e Marabá.

Para a mostra, recolheu, numa espécie de extrativismo artístico, os porretes usados para quebrar o coco babaçu, que já estão marcados pelo tempo e pela atividade que é o sustento financeiro de muitas famílias. Eles são apresentados em instalações, pequenas esculturas das castanhas e desenhos feitos em grafite sobre papel.

Já na capital paraense, onde há muito tempo ele não residia, depois de ter passado por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Portugal, voltou-se ao símbolo máximo da cidade, o turístico Ver-o-Peso, onde estão os descascadores de castanha-do-Pará. Lá encontrou um material de madeira esculpido com o tempo e com a força da labuta, que revela curvas sinuosas entalhadas diariamente. Assim, o artista reuniu esse material de forma a comparar esse movimento, quase ondular, e perceber semelhanças e regularidades do entalhe.

A exposição “Exaustos” pode ser visitada de terça à sexta-feira, das 10h às 17h; e sábado, domingo e feriado, das 9h às 13h.

*Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação

 

 

 

Serviço

De 11 de agosto - SÁB

Até 31 de agosto - SEX

10h às 17h (ter a sex)

9h às 13h (sáb, dom e feriado)

Sala Valdir Sarubbi, do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n

(91) 98107-8710

Grátis