Artes Visuais

Notícias nem sempre felizes

Mostra fotográfica de Octávio Cardoso em exibição na Casa das Artes

Está em exposição na Casa das Artes, a mostra fotográfica “Notícias nem sempre felizes”, do fotógrafo paraense Octavio Cardoso. A exposição segue aberta ao público para visitação até o dia 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada franca.

O projeto foi selecionado no Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística 2017 do Programa Seiva, de incentivo à cultura e à arte, desenvolvido pela FCP, e levou quatro meses para ser concluído, desde sua produção e pós-produção.

Para elaborar a mostra, o fotografo Octavio Cardoso percorreu Belém e diversas cidades do Marajó, onde fez os registros que estão em exibição. O artista já havia desenvolvido outros projetos, como “Lugares imaginários”, onde utilizava fotografias contemplativas em preto e branco, retratando o silêncio e a solidão. Já em seu novo projeto, o fotógrafo optou por utilizar cores e contrastes.

Devido a muitos assuntos que o incomodavam, como o transito e o lixo, Octávio buscou estabelecer diálogos ou conflitos entre o urbano e rural, retratando a vida contemporânea. “A ecologia está muito presente, os cenários urbanos e rurais se misturam, mostrando realidades ao mesmo tempo tão distintas e tão próximas”, pontua

Segundo Octavio Cardoso, o projeto teve como objetivo contrastar em uma única imagem duas realidades. “Utilizei um quadro branco para compor o cenário fotografado, e na pós-produção, usei programas de edição gráfica, introduzindo uma segunda imagem dentro desse quadro, criando um dialogo entre elas”, explica.

*Com informações da assessoria
  Foto: Divulgação

Serviço

20 de setembro - QUA

20 de outubro - SEX

9h as 18h - visitação

Casa das Artes

Praça Justo Chermont, 236

(91) 98416-6579

Grátis