Artes Visuais

“Nós, Inteiras?”. Poesia que verte do olhar feminino

Fotógrafas homenageiam mulheres pela poética de Adélia Prado

Transbordando em cores, luzes, sons que vertem das imagens trançadas, tecidas e vividas, nove artistas visuais paraenses interpretaram poemas de Adélia Prado e deram vazão às suas verdades criativas, na mostra “Nós. Inteiras?”, que terá abertura no dia 5 de fevereiro (terça), no Espaço Cultural Banco da Amazônia.

Licenças poéticas em fotos e vídeos paridas por Ana Catarina, Elza Lima, Evna Moura, Fatinha Silva, Luciana Magno, Marise Maués, Paula Giordano, Tília Koudela e Ursula Bahia, fazem tributo à poetisa e filósofa mineira Adélia Prado, e provoca um (re) fundamento do valor histórico da mulher na arte, como diz a fotógrafa Ana Catarina: “Com a licença poética da Adélia desdobramos a sua matéria, poesia, nas esquinas, águas, pedras, chão a transbordar do peito. São mulheres vistas, sentidas por todas nós e nós mesmas”.

Ana Catarina acredita que mobilizar as melhores energias na construção dessa mostra é uma maneira de reconhecer a existência de um tempo e lugar hostis para muitas, mas que não se bastam quando as próprias mulheres se excedem e reivindicam, com a vontade alegre de Adélia, um lugar na história da arte. Essa reivindicação é feita tendo como aparato, muitas vezes, o próprio corpo, evidenciado em trabalhos como o de Marise Maués que dialoga, na mostra, com as outras abordagens desse cosmos feminino. “É um corpo que sofre os impactos do dia a dia, que luta para conquistar o devido respeito, descreve a artista.

Para Ana Catarina, a mostra traz em si uma diversidade que enriquece na contemplação dos múltiplos olhares, configurando uma oportunidade ímpar de crescimento. Tília Koudela acrescenta que esse trabalho coletivo, auxiliou- a a reconstruir seu olhar sobre  o universo feminino, refletir e fortalecer a luta pelo reconhecimento do valor de todas as mulheres.

 

A mostra pode ser vista no Espaço Cultural Banco da Amazônia de 06 de fevereiro a 05 de abril de 2019, de segunda a sexta, no horário de 9h às 17h. Escolas e grupos de visitantes podem fazer agendamento pelo 91-99116-4988. Entrada franca.
Foto: Evna Moura

Serviço

De 05 de fevereiro - TER

Até 05 de abril - SEX

18h30 (Abertura - 05/02)

9h às 17h (seg a sex)

Espaço Cultural Banco da Amazônia

Av.Presidente Vargas, 800

(91) 98815-6578

Grátis
Com Ana Catarina, Elza Lima, Evna Moura (Foto), Fatinha Silva, Luciana Magno, Marise Maués, Paula Giordano, Tília Koudela e Ursula Bahia