Artes Visuais

Fotografias exploram estética das artes cênicas

Exposição de Gilberto Guimarães pode ser vista até maio

O Espaço Cultural Lourdes Malcher e a Galeria Azimute apresentam a exposição “O que soa por ti?”, com fotografias de Gilberto Guimarães Filho, sob curadoria de Jade Jares. A base dessa exposição foi construída com ferramentas da linguagem visual balizadas pela linguagem e estética das artes cênicas. Através das fotografias, o artista expressa sua personalidade, demonstrando  seus interesses temáticos e a maturidade de sua produção artística. “A arte como disciplina integrada nos atinge de forma inconsciente e tem capacidade de bagunçar o âmago das nossas inquietudes”, diz Gilberto.

As subjetividades contidas nas imagens desta exposição são transcritas através das máscaras e da linguagem visual usada pelo fotógrafo, e também gerou o título da mostra: “O que soa por ti?”. Boa parte do processo de pesquisa do artista é em diálogo com o teatro grego clássico.Segundo o artista, “o culto público a Dionísio, deus do teatro e da festa, é objeto de estudo neste festejo em que abandonamos a nossa identidade para assumir o papel de outros – ou de nós mesmos?”

Gilberto Guimarães Filho é belenense, jurista, doutorando em direitos humanos pela UFPA. Participou de coletivos de arte em Belém, como o Viramundo e a Trupe da Procura, e através de vivências de teatro de rua chegou à fotografia levando consigo máscaras, figurinos, transformando o espaço urbano em surrealismo, uma heterotopia na urbanidade paraense, unindo o real e o não-real. Em suas fotos apresenta pessoas e espaços de vulnerabilidade social por meio da interação espontânea com os elementos cênicos que a intervenção deixa ao uso comum das pessoas.

A exposição de fotografias pode ser vista, até o dia 24 de maio, no Espaço Cultural Lourdes Malcher, que fica no escritório da Gama Malcher Advocacia, localizado na Av. Visconde de Sousa Franco, 3 – 24º andar. O espaço está aberto à visitação de segunda a sexta, no horário comercial.

 

Serviço

De 21 de fevereiro - QUI

Até 24 de maio - SEX

9h às 18h - visitação

Espaço Cultural Lourdes Malcher

Gama Malcher Advocacia

Av. Visconde de Sousa Franco, 3 - 24º andar

Grátis
Curadoria Jade Jares