Artes Visuais

Exposição revela a efemeridade humana

Petchó Silveira apresenta mostra individual

A exposição Retratos Imaginários, do artista visual Petchó Silveira, vai entrar em cartaz na galeria de arte contemporânea Azimute, espaço que integra a Vila Container. A mostra reúne diversas pinturas, que traduzem trabalhos de outros artistas e até da mídia atual.

Na série de obras, o artista usa pinceladas carregadas e cores fortes para expressar a fragilidade e a efemeridade humana. As referências dos trabalhos vêm de fotografias garimpadas em livros, revistas e na internet. “Uso essas imagens como ponto de partida para minhas pinturas, me apropriando de suas imagens e imaginando suas histórias”, diz o artista, que expõe individualmente pela primeira vez graças à galeria Azimute.

Petchó começou sua carreira na fundação Curro Velho, onde se aprofundou nos estudos com a orientação de artistas plásticos como Jair Junior, Elliene Tenório, mestre Nato, Jocatos e Acácio Sobral.Em 1999, participou do 8º Salão Primeiros Passos do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), no qual veio a ser o primeiro colocado na edição de 2002. Em 2000, participou de oficinas de gravura e xilogravura, além de workshops de escultura no extinto Instituto de Artes do Pará (IAP). Tem obras no acervo do próprio CCBEU, no de colecionadores particulares de Belém e de outros estados. Atualmente trabalha com pinturas figurativas.

“Nosso objetivo é fomentar arte e cultura em um ambiente privado com cara de público. É um espaço que será acessível a todos que queiram expor sua arte e ainda colaborar em outras instâncias. Queremos atrair pessoas dispostas a construir uma nova história de incentivo aos interesses do setor criativo da cidade”, comenta Almir Trindade, um dos idealizadores do Vila Container.

A mostra Retratos Imaginários vai ficar em cartaz no período de 06/07 até 17/08, na galeria de arte Azimute – Vila Container (Avenida Magalhães Barata, 62). A visitação acontece das 9h às 19h e a entrada é gratuita.

*Com informações da assessoria
Foto: Divulgação

Serviço

De 06 de julho - QUI

Até 17 de agosto - QUI

18h - 06/07 - abertura

Galeria de Arte Contemporânea Azimute

Vila Container (Avenida Magalhães Barata, 62)

(91) 99100-5634

Horário de Visitação: 9h ás 19h