Literatura

Feira Literária do Pará homenageia Paes Loureiro

Dias 20 e 21, na Livraria da Fox, com entrada franca

O poeta paraense João de Jesus Paes Loureiro é o escritor escolhido para ser o patrono da quinta edição da Feira Literária do Pará – FliPARÁ, que é promovida desde 2014 pelo Grupo de Escritores do Pará (Pagés), pela editora Empíreo e pela Livraria da Fox. Na programação da Feira, que acontece sempre no terceiro final de semana do mês de outubro, mesas-redondas, leitura dramática, lançamentos e uma homenagem especial ao patrono do evento, com palestra sobre o conjunto de sua obra e exposição de alguns de seus feitos.

João de Jesus Paes Loureiro é poeta, prosador e ensaísta. Professor de Estética e Arte, doutorou-se em Sociologia da Cultura na Sorbonne, em Paris, com a tese Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Dialogando com as principais fontes e correntes literárias da atualidade, Paes Loureiro realiza uma obra original, quase uma suma poética de compreensão sensível do mundo por meio das fontes amazônicas, em que o mito se revela como metáfora do real.

Sua obra Altar em Chamas, publicada pela Civilização Brasileira, obteve, em 1984, o prêmio nacional de poesia da APCA. Com o livro de poemas Romance das Três Flautas, edição bilíngue português/alemão, da Roswitha Kempf Editora, em 1987, foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti deste ano. Tem obras traduzidas na França, Alemanha, Itália, Japão e publicação, também, em Portugal. Suas obras mais recentes são: Pássaros da Terra (teatro), 1999; Obras Reunidas (4 volumes), 2000; Do Coração e suas amarras (2001); Fragmento/Movimento, 2003 e Água da Fonte, 2006, todos pela Escrituras Editora; e Au-delà du méandre de ce fleuve, 2002, Acte-Sud, França. Para conhecer mais sobre o escritor e poeta: Blog do Paes Loureiro.

Com o objetivo de proporcionar visibilidade ao autor paraense e à produção literária dos nossos escritores, a Feira Literária do Pará pretende popularizar o escritor-produtor, estimulando a criação de mercado do livro do autor local e a formação de leitores, aproximando-os dos autores paraenses. Confira a seguir a programação da FliPará 2018 que acontece nos dias 20 e 21 de outubro (sábado e domingo), na Livraria da Fox.

Dia 20/10 (sábado)
– 10h às 11h30: LITERATURA FEMININA NO PARÁ
Com Roberta Spindler, Giuliana Murakami, Paula Maciel e Carol Magno (Roda de Escritoras Paraenses).
Mediação: Camila Simões.

– 16h às 17h: GARAPA LITERÁRIA (Abertura Oficial da #FliPARÁ 2018)
Coordenação do evento, sobre a FliPARÁ e homenagem ao Patrono João de Jesus Paes Loureiro.

– 18h30 às 20h: ALIENS: REALIDADE X FICÇÃO
Com Cleodon Gondim, Filipe Larêdo e Thyago Costa.

Dia 21/10 (domingo)
– 10h às 11h30: BLOGS LITERÁRIOS
Com Francisco Neto (SOODA Blog), Anne Magno e Fernanda Karen (Garota Paid’égua), Renata Pamplona e Ana Carolina (Pausa Para Um Capítulo), Victor Rogério (Super Literário).
Mediação: Kalynka Cruz.

– 14h às 16h: FINANCIAMENTO COLETIVO: UM CAMINHO PARA A LITERATURA PARAENSE?
Com Filipe Larêdo (Editora Empíreo), Dênis de Brito (Pará.grafo).
Mediação: Deborah Miranda (Livraria da FOX).

– 17h às 19h: LEITURAS DRAMÁTICAS DE CONTOS PARAENSES
Um evento do Teatro de Apartamento

Serviço

De 20 de outubro - SÁB

Até 21 de outubro - DOM

Livraria da Fox

Tv Dr. Moraes 584

(91) 98414-6571

Grátis
Autor homenageado e patrono da Feira: escritor e poeta João de Jesus Paes Loureiro



Outras matérias de Literatura