Música

I Semana de Música indígena da EMUFPA

Vasta programação segue até sexta-feira (20)

A I Semana de Música indígena da Escola de Música da UFPA começou nesta segunda-feira (16) e vai até sexta (20), no Auditório da Escola de Música da UFPA. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A programação tem palestras, mesas-redondas, exposições de fotos e de instrumentos musicais, exibição de documentários, além de rodas de conversa e muitas apresentações musicais.

O objetivo principal da instituição é dar visibilidade para a música indígena, um tema que não é amplamente divulgado. A pedagoga e antropóloga Audrei Alencar, coordenadora do evento, explica que “não há nenhuma obrigatoriedade na legislação quanto à realização de eventos como este, como existe em relação ao dia da consciência negra, mas entendemos a necessidade de discutir o tema, que é tão relevante, especialmente na Amazônia.”

Como participação especial, o evento irá trazer Márcia Kambeba, que é cantora, compositora e ativista da causa indígena. O público terá a oportunidade de dialogar com alguém que tem bastante experiência na temática a ser abordada, e também de apreciar o espetáculo que ela irá apresentar, acompanhada de músicos da EMUFPA, logo após a mesa-redonda.

Além da apresentação de Márcia Kambeba, haverá recitais de diversos grupos artísticos da EMUFPA. Na programação consta espetáculos de canto coral, banda sinfônica, quarteto de saxofones, orquestra e piano solo. O diferencial é que todos apresentarão ao menos uma composição musical relacionada à cultura indígena. Inclusive, a Banda Sinfônica da EMUFPA apresentará arranjos inéditos para duas composições de Márcia Kambeba, assinados pelo maestro e professor Agostinho Fonseca Júnior.

A programação fecha com a palestra musical da psicóloga Renata Almeida, que irá abordar a ancestralidade da música indígena. Para se inscrever na I Semana de Música indígena da EMUFPA basta enviar um e-mail com nome completo para:  semanaindigenaemufpa@gmail.com. Os participantes também poderão realizar as inscrições durante a programação, no próprio Auditório da EMUFPA.

Confira a programação completa do evento, clicando aqui! 

*Com informações da assessoria
Foto: Divulgação

Serviço

De 17 de abril - TER

Até 20 de abril - SEX

9h às 19h

Auditório da Escola de Música da UFPA

(91) 3201-7463

Grátis