Música

Fotógrafas retratam o Círio em Videomapping

Projeções de 6 a 11 de outubro, na Cidade Velha

A maior procissão do mundo pelos olhos de 17 fotógrafas e uma artista visual é o mote da intervenção “À Luz do Círio”, a ser realizada em Belém durante a quadra nazarena no formato de “videomapping”. Trata-se de grandes projeções ao ar livre por equipamentos de alta tecnologia em que as fotos são espelhadas nos prédios aproveitando os recortes das fachadas. “É como um cinema que usa a arquitetura da cidade como tela”, diz uma das fotógrafas convidadas, Fatinha Silva.

Depois de uma seleção feita pelo curador da mostra, o também fotógrafo Guy Veloso, as fotos foram ordenadas e resignificadas por Roberta Carvalho, uma das mais conhecidas artistas visuais que desenvolve trabalhos utilizando esta técnica. “A possibilidade de explorar a arte no espaço público é uma forma de ressignificar nosso olhar para a arte e para os espaços da nossa cidade. Ver fotografias projetadas em proporções monumentais e ainda sobre a fachada de um dos museus de Belém é bem simbólico e potente”.

Serão ao todo 08 apresentações na Cidade Velha (listagem abaixo), algumas delas contando, inclusive, com música ao vivo com improvisações de Danny Lucio, Tiago Amaral e MG Calibre, talentosos músicos paraenses.

Além das mostras, o projeto promoveu em setembro um encontro para troca de experiências entre os artistas envolvidos e o público.

O Projeto À Luz do Círio tem o selo do Ministério da Cultura via Lei Rouanet com o patrocínio de Atacadão e parceria da Secretaria de Cultura do Estado do Pará, Sistema Integrado de Museus –SIM, Sesc Boulevard, Museu do Círio e Forte do Presépio.
Foto: Evna Moura


Fotógrafas participantes do projeto:
Joyce Nabiça, Luciana Magno, Karina Martins, Úrsula Bahia, Cinthya Marques, Bárbara Freire, Déia Lima, Evna Moura, Paula Giordano, Flavia Bassalo, Marise Maués, Irene Almeida, Nailana Thiely, Fatinha Silva, Jaciandra Santos, Tília Koudela, Lorena Fadull

Programação:
Forte do Presépio
De 6 a 11 de outubro (sáb a qui) – A partir de 19h
Projeções e música instrumental com MG Calibre, Danny Lucio e Tiago Amaral. 

Museu do Círio
Dias 12 e 13 de outubro (sex e sáb) – A partir de  19h
Videomapping na fachada do Museu

*Foto: Evna Moura

Serviço

De 06 de outubro - SÁB

Até 13 de outubro - SÁB

19h - Forte do Presépio: Projeções e música instrumental (até 11/10)

19h - Museu do Círio: Videomapping (12 e 13/10)

Forte do Presépio (Praça Frei Caetano Brandão)

Museu do Círio (Rua Padre Champagnat)

(91) 98112-9673

Grátis