Artes Visuais

MEP recebe exposição sobre sociedades indígenas

“Os Caxinauás – Autonomia e Contato” reúne imagens do fotógrafo Harald Schultz

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Instituto Goethe e a Casa de Estudos Germânicos apresentam a exposição “Os Caxinauás – Autonomia e Contato”, que reúne imagens do fotógrafo teuto-brasileiro Harald Schultz. O vernissage será nesta quinta-feira (1), às 20h, nos jardins do Museu do Estado do Pará, e a exposição será instalada na Galeria Antônio Parreiras, do Museu. A entrada é gratuita.

Serão exibidas fotografias e o documentário de Harald Schultz, assim como material audiovisual (cantos, relatos históricos e mitos narrados por integrantes do grupo, além de uma entrevista e imagens) e textos de outras épocas, que, juntos, esboçam o desenvolvimento dos Caxinauás através da sua história de contatos até os tempos de hoje.

A exposição permanecerá na galeria do MEP durante seis semanas e será interativa, com visitas monitoradas por representantes do grupo, mesa redonda com dois representantes dos Caxinauás e de outras etnias e pesquisadores; além de oficinas sobre trabalho lingüístico cooperativo.

A curadoria é das linguistas Eliane Camargo e Sabine Reiter em cooperação com Marcelino Piñedo, Alberto Roque Toribio, Hulício Moisés e outros integrantes do grupo Caxinauá. A coordenação artística é de Martin Juef. A exposição encerra no dia 25 de março e a visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábado e domingo, das 9h às 13h.

*Com informações da assessoria
Foto: Divulgação

 

 

Serviço

01 de fevereiro - QUI

25 de março - DOM

10h às 17h (ter a sex)

9h às 11h (sáb e dom)

Museu do Estado do Pará

(Praça Dom Pedro II)

(91) 4009-9830

Grátis