Artes Visuais

Mestre Vieira e Os Dinâmicos em animação pela TV Cultura

Série inspirada no mestre da guitarrada vai ao ar de segunda a sexta

A TV Cultura do Pará começou a exibir a série de animação “Os Dinâmicos”, inspirada nas músicas e trajetória do grupo Vieira e Seu Conjunto, formado no final dos anos 1970, por Mestre Vieira, o criador da guitarrada paraense. Depois da estreia na TV Brasil, em outubro, os 13 episódios, de cinco minutos cada, estarão na programação da tv aberta e serão exibidos de segunda a sexta-feira, às 16h e 19h, de 26 a novembro a 12 de dezembro.

A série Os Dinâmicos traz personagens inspirados no próprio Mestre Vieira, Joaquim de Lima Vieira, e em músicos que integraram o grupo “Vieira e Seu Conjunto”, como Dejacir Magno (vocal), Lauro Honório (guitarra base), Idalgino Cabral (baixo) e Luis Poça (tecladista). Na vida real, o grupo estava há 37 anos sem tocar juntos, quando se reencontram em 2011 e resolvem fazer shows, desta vez como Mestre Vieira e Os Dinâmicos.

Na animação eles tocam um ritmo original e contagiante, animam festas e também guardam um segredo. Possuem super poderes e a missão de cuidar da floresta e da cidade em que vivem, com bastante comédia e aventura. O mote é que sempre que há uma criança em perigo, a guitarra Milagrosa é acionada eles se transformam em super-heróis. Guitarreiro (Mestre Vieira), Spectro (Idalgino), Ciclone (Lauro), Alado (Dejacir), Trakitana (Poça) e Aprendiz (Batera), que se envolvem em aventuras que revelam, através do mágico universo da animação, as características, o linguajar, costumes e lendas da Amazônia.

O episódio “Esse Bode dá Bode” é inspirado no Melô do Bode, sucesso do segundo LP de Vieira e Seu Conjunto que estourou nas paradas de sucesso no nordeste, vendendo mais de 300 mil cópias. No segundo episódio navegamos pelo universo das nossas lendas, mas trouxemos à tona “A Impostora”, uma bruxa americana travestida de Matinta Pereira que vem para Amazônia praticar suas bruxarias.  Há outras críticas ligadas às questões da Amazônia, como desmatamento, no episódio “Pernas pra que te quero”, tráfico de animais silvestres, no episódio “Uma Boquinha”, e ainda o hilário episódio da goumertização do nosso açaí, no episódio “Dragão Engolidor de Açaí”.

A série Os Dinâmicos foi toda produzida em Belém e conta com uma equipe 100% paraense. O projeto foi aprovado pelo Edital Prodav-8/2014 – TVs Públicas, com realização da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia. A direção é dupla, de Afonso Gallindo e Luciana Medeiros, que assina também o argumento e a pesquisa inicial. O roteiro é de Adriano Barroso, ator e diretor, com a colaboração de Mariana Paz. Na animação, a Direção de Arte é de Cássio Tavernard (A Turma da Pororoca); na direção de animação, Gustavo Medeiros, Eliezer Aido e toda a equipe talentosa do Muirak Studio, responsável por todo o processo de animação. O desenho e finalização de som é de Victor Jaramillo, na primeira fase, e de Leo Chermont e Dan Bordallo – Estúdio Floresta Sonora-, na segunda e na fase final.

No elenco grandes atores paraenses, como Marton Maués, Henrique da Paz, Lucas Alberto Cunha, Mário Filé e Leoci Medeiros, que fazem respectivamente as vozes de Mestre Vieira (Guitarreiro), o mentor da turma, Lauro (Ciclone), o guitarra base da banda, Poça (Trakitana), o tecladista; Batera (Aprendiz), o baterista; e Dejacir (Alado), o vocal; além do baterista e produtor Carlos Canhão Brito, que faz as vozes de Idalgino (Spectro), o baixista.

A série também contou com o talento das atrizes Adriana Cruz, Ester Sá e Astrea Lucena, que fizeram vozes de outros personagens que contracenam com o elenco principal, além de Luan Medeiros Weyl, Lucas Tavernard e João Pedro Pinheiro Bittencourt, que gravaram as falas das crianças da série.

A programação da Tv Cultura do Pará pode ser assistida pelo Canal 2 ou na internet pelo site http://www.portalcultura.com.br/

Serviço

De 26 de novembro - SEG

Até 12 de dezembro - QUA

16h - 19h

Tv Cultura do Pará - Canal 2

(91) 4005-7750

Grátis
Série em animação com Mestre Vieira e o conjunto Os Dinâmicos