Artes Visuais

Mostra fotográfica “Guarda o Círio de Nazaré”

Projeto de Soraya Montanheiro, em exposição no Palácio Lauro Sodré

Mostrar imageticamente a devoção dos fiéis na maior manifestação religiosa do país. Esta é a proposição da fotógrafa Soraya Montanheiro que apresenta seu olhar sobre o Círio de Nazaré na mostra “Guarda o Círio de Nazaré”. O projeto tem curadoria de Juan Esteves e pode ser visto  de 02 de outubro a 04 de novembro, na Capela Oratório do Palácio Lauro Sodré. Na abertura da exposição, houve o lançamento do livro-álbum de título homônimo contendo o trabalho completo desenvolvido pela fotógrafa.

A exposição “Guarda o Círio de Nazaré” apresenta 45 imagens produzidas desde 2013, retratando os fiéis envolvidos na liturgia que aproxima a Imagem Original da Nossa Senhora de Nazaré – única de origem amazônica e venerada na Basílica Santuário, em Belém – à Imagem Peregrina, confeccionada no final dos anos 1960 pelo escultor italiano Giacomo Vincenzo Mussner.

O interesse da artista visual Soraya Montanheiro pelo ritual do Círio de Nazaré vai além de sua fé católica e de uma curiosidade por novas histórias. Desde sua primeira participação no evento ficou fascinada pela ação da Guarda do Círio, evidenciada na organização dos cortejos. “A Guarda da Nossa Senhora de Nazaré é composta por 2.000 homens voluntários que acompanham a Imagem e trabalham por dias consecutivos durante os festejos do Círio de Nazaré e pelas cidades onde a Imagem é levada. O objetivo do meu trabalho é o registro e pesquisa da atividade desses homens da Guarda de Nazaré”, comenta a fotógrafa.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, de 10h às 17h, com entrada franca.

Serviço

De 02 de outubro - TER

Até 04 de novembro - DOM

10h a 17h

Capela Oratório do Palácio Lauro Sodré

Praça Dom Pedro II - Cidade Velha

(11) 96366-9393 - (91) 98389-4152

Grátis