Cursos e Eventos

Museus hiperconectados!

Na 16ª Semana Nacional dos Museus, Mabe debate os desafios da era digital

O Museu de Arte de Belém (Mabe) participa da 16ª Semana Nacional dos Museus, cujo tema, este ano, é “Museus construindo hiperconexões: novas abordagens, novos desafios”.

Nesta quarta-feira (16), a programação se inicia às 9h, com a palestra “O papel socioeducativo do museu na perspectiva de uma aliança pela paz”, do presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Fábio Atanásio, no auditório do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém.

Toda a programação ocorrerá no auditório do Antônio Lemos. Logo após a palestra de abertura, haverá a mesa temática “O museu tecendo conexões com a pesquisa e as tecnologias em rede”, que vai destacar como os museus estão se atualizando para atender um público cada vez mais segmentado nas redes sociais.

A programação tem ainda mesas temáticas sobre o Palácio Antônio Lemos e o acervo do Mabe, e contará com a participação de professores e arquitetos da Unama e da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet no e-mail: educativa.mabe@gmail.com.

Confira a programação completa:

Quarta-feira (16)

– 9h, palestra de abertura “O papel socioeducativo do museu na perspectiva de uma aliança pela paz”, com Fábio Atanásio, presidente da Fumbel.

– 10h, mesa temática “O museu tecendo conexões com a pesquisa e as tecnologias em rede”, tendo como expositores Simone de Oliveira Moura, professora da Unama, que tratará do tema “Tecnologia digital como ferramenta dos museus contemporâneos”; Ísis de Melo Molinari Antunes, professora da UFPA, que falará sobre “A imagem – mentira brilhante, que esconde verdades. Seu valor de testemunho e memória”; e Lígia Maria Arias Chuquem Dutra, pesquisadora do Mabe, que tratará do tema “Acervo do Museu de Arte de Belém – fonte de pesquisa para todos”. A mesa terá como mediadora Janice Lima, diretora do Mabe.

– 15h, mesa temática “O Museu de Arte como campo de estágio”, tendo como expositores Brisa Caroline Gonçalves Nunes, professora da UFPA, que falará sobre “As experiências do estágio em espaços culturais na formação inicial docente em Artes Visuais”; Melissa Barbery Lima, artista visual e professora, que falará sobre “Experimentações em estágio de bacharelado no Museu de Arte de Belém”; e Márcio Alves Figueiredo, professor graduado em História pela Unama, que discorrerá sobre “O estágio no Mabe como iniciação profissional”. A mediadora será Janice Lima, diretora do Mabe.

– 16h, mesa temática “Palácio Antônio Lemos – projeto de restauração e revitalização”, com Ana Léa Nassar Matos, arquiteta do Mabe e professora da UFPA; José Marques Morgado Neto, arquiteto do Fórum Landi/UFPA; Maria Beatriz Maneschy Farias, arquiteta do Fórum Landi/UFPA. A mediadora será Nina Matos, profissional da Divisão de Curadoria e Montagem do Mabe.

 *Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação

 

Serviço

16 de maio - QUA

9h às 16h

Museu de Artes de Belém – MABE

Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém

(91) 98140-8231

Grátis