Música

Nova Acrópole Belém promove Semana de Arte

21 a 24 de março. Programação inclui música, literatura e passeio cultural

Com a proposta de fazer um resgate da arte “à maneira clássica” a Nova Acrópole Belém promove a Semana da Arte 2019, de 21 a 24 de março. Segundo os organizadores, “não se entende apenas a arte clássica em si, mas a expressão de um arquétipo de beleza que busque extrair de cada ser humano aquilo que ele possui de melhor e mais nobre”.

A programação inicia com a “Noite Literomusical” que apresenta a parceria do poeta João de Jesus Paes Loureiro e o violonista clássico Salomão Habib, no dia 21 de março (quinta), às 19h30. Paes Loureiro é Doutor em Sociologia da Cultura – Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1994). Atualmente é professor voluntário da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, pesquisando e atuando com os seguintes temas: Arte, Comunicação, Imaginário, Amazônia, Cultura, Cultura Amazônica, Magistério, Criação Literária, Poesia, Encantaria e Mito.

Salomão Habib é violonista clássico, compositor, arranjador, pesquisador e produtor musical. Foi professor fundador de prática instrumental da UEPa, bacharelado em Educação Artística, através do Conservatório Carlos Gomes de Belém. Como intérprete, já se apresentou em vários países da Europa e América do Sul. A Noite Literomusical vai acontecer na sede da Nova Acrópole Belém, na Av. Almirante Barroso, 2300, em frente ao Bosque, esquina com a Pirajá.

No dia 22, sexta, a Semana promove o concerto com o Coro Carlos Gomes, com regência de Maria Antonia Jimenez, na Igreja de Santo Alexandre, às 19h30.

No domingo, dia 24, a partir de 9h30, acontece o “Passeio Cultural Descobrindo Belém”, pelas ruas da cidade velha. O roteiro começa com a concentração em frente ao Museu do Estado do Pará e segue para o Casarão Barão Do Guajará, Trilhos do bonde, Monumento General Gurjão, Praça D. Pedro II, Praça do Relógio, Casarões da Av. 15 de Novembro, Mercado de Carne, Cadeia, Gama Malcher, Igreja das Mercês e encerra na Estação das Docas, no Forte Pedro Nolasco.

Ainda no domingo, a Semana de Arte promove o “Café Literário”, ministrado pela instrutora do curso de filosofia aplicada Patricia Raiol. Serão realizadas declamações da obra “Cânticos”, da poetisa Cecília Meireles, seguidas de comentários sobre o simbolismo e estética dos poemas. O Café Literário será realizado na Fox, que fica na Trav. Doutor Moraes, 584, a partir de 17h30.

Toda a programação da Semana de Artes 2019 é gratuita, mas é preciso se inscrever pelo site Sympla e cada evento tem sua lista de inscrições:

– Noite Literomusical: inscreva-se
– Concerto Coro Carlos Gomes: inscreva-se
– Passeio Cultural Descobrindo Belém: inscreva-se
– Café Literário: inscreva-se

Serviço

De 21 de março - QUI

Até 24 de março - DOM

19h30 - Noite Literomusical (21/03)

19h30 - Concerto Coro Carlos Gomes (22/03)

09h - Passeio Cultural Descobrindo Belém (24/03)

17h30 - Café Literário (24/03)

Nova Acrópole Belém (21/03)

Igreja de Santo Alexandre (22/03)

Bairro da Cidade Velha (24/03)

Fox (24/03)

(91) 98291-7185

Grátis