Artes Visuais

Oito desenhistas paraenses para seguir no Instagram!

Tem muita gente talentosa que cria obras incríveis com um lápis e papel na mão

Neste domingo, 15 de abril, é comemorado o “Dia Mundial do Desenhista”. A data é uma homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci, um dos desenhistas mais importantes do mundo, e que nasceu em 15 de abril de 1452.

Tem que ter bastante talento para criar pessoas, objetos, cenas, histórias, com um lápis e papel na mão. Luzes, traços, sombras, perspectivas, ângulo… as técnicas são muitas para se criar um bom desenho. E é preciso criatividade também.

Aqui em Belém tem vários desenhistas talentosos que utilizam o Instagram para publicar os seus trabalhos. São histórias em quadrinhos, desenhos que viram tatuagens, pinturas à óleo, aquarela, ilustrações com poesia.

Para comemorar o “Dia Mundial do Desenhista”, separamos oito artistas paraenses que todo mundo deveria seguir no Instagram e, quem sabe, encomendar aquele desenho lindo para chamar de seu.

1- @Fábio Vermelho

O artista Fábio Vermelho mantém um Instragram todo voltado para divulgar os seus desenhos. Ele é ilustrador e tem seu próprio zine: o “Weird Comix”. Seus desenhos são principalmente em preto e branco, utilizando a técnica do grafite.

2- @Bonikta

Bonikta é o Instagram do artista Caio Aguiar. Este ilustrador paraense ocupa a internet, a pele e tudo o que for capaz de receber uma de suas “boniktas”, personagem criado por ele e que discute gênero, imaginário amazônico e cultura urbana.

Os traços característicos da Bonikta se transformam nas mais diferentes tatuagens. A Bonikta tem tanta personalidade que quando a gente vê seus desenhos por aí logo dá para reconhecer que o autor foi o Caio Aguiar.

3- @Sangue_ruim_ 

Este é o Instagram do artista Masami Sato. Ele criou esta página recentemente, mas o seu talento já chama atenção. Principalmente, porque ele une desenhos aparentemente simples com pequenas histórias sobre o que ele denomina de “vícios”.

4- @Ícaro Chagas

Ícaro desenha obras incríveis, coloridas, profundas e bastante realistas de objetos e pessoas. Entra no Instagram dele e confere o desenho que o artista fez da Frida Kahlo.

5- @Flag Neri

Usando materiais como spray, acrílico e giz, Flag Nery cria personagens com deformações a partir de diferentes traços e cores. Suas produções nos instigam a penetrar nos mundos construídos em cada obra. Os traços dos personagens e as cores utilizadas neles são bastante impactantes.

Flag Nery inclusive já expôs suas obras em uma individual na Casa do Fauno. Sua exposição se chamou “Imersos e Irrefletidos”.

6- @Elisa Arruda

Elisa publica em seu Instagram vários desenhos poéticos. Ela utiliza principalmente a técnica nanquim em suas obras e desenvolve uma série intitulada “Essa é você”.

7- @Polichromatica

Polichromatica é o Instagram de trabalho da artista Bárbara Castro. Nele, ela publica desenhos principalmente de pessoas, pintadas em aquarela. Bárbara dá um toque todo meigo em suas pinturas, que são bastante coloridas.

8- @Recomeço.ilustra

A estudante de Artes Visuais, Andressa Munhoz, retrata principalmente o feminino. Ilustrações bem coloridas de meninas dos mais diversos estilos. No seu Instagram há espaço também para tirinhas cheias de poesia.

Estes são alguns dos vários artistas paraenses. Porque se tem uma coisa que não falta nessa cidade é gente talentosa e criativa. Quais outros Instagrams de desenhistas vocês conhecem?

Por: Guiart
Arte: Henrique Alcântara

Serviço

Grátis