Música

OSTP em concerto com Coro Carlos Gomes, nesta quarta

Regente convidada Maria Antonia Jiménez. Theatro da Paz, 20h

Nesta quarta-feira (15), às 20h a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresentará a um concerto sinfônico junto com o Coro Carlos Gomes, sob regência da maestrina convidada Maria Antonia Jiménez.

É a primeira vez que a Maestrina estará regendo uma orquestra sinfônica, a OSTP. “Para mim, essa oportunidade é uma honra. Quem acompanha o meu trabalho e o Coro Carlos Gomes, sabe que nós fazemos há bastante tempo, músicas com Coro e pequenas orquestras de câmara, geralmente obras do período clássico e barroco, de compositores como Mozart, Haydn, Bach, geralmente feitas com alunos e professores do Instituto Carlos Gomes, que nos emprestam seu talento para acompanhar nossos Concertos”, diz Maria Antonia.

Ainda segundo a maestrina, o repertório está composto por obras tipicamente barrocos e clássicas, indicando um programa diferente do que a orquestra normalmente faz, executando em geral muitas sinfonias e obras do período romântico, e desta vez será um repertório apenas de Música Antiga, com obras de Handel, Bach e Mozart, com formações instrumentais menores. “Haverá uma peça de Handel belíssima, uma Cantata n. 4 de Bach para coro, a Cantata para coro e orquestra de Bach, e o Regina Coeli para coro, orquestra e solista, de Mozart. A soprano Ione Carvalho, membro do coro, será a solista desta peça. Antes faremos uma peça a capella, somente com vozes, de Palestrina, que é o maior compositor italiano de música vocal da Renascença. A gente espera que o público compareça ao Theatro e fique feliz com este programa, que faremos com o maior carinho”, finalizou.

A maestrina convidada Maria Antonia Jiménez, natural de Santiago de Cuba. Mestre em regência coral pelo Conservatório Estatal de São Petersburgo “Rimsky Kórsakov”, na Rússia, professora do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e responsável pela formação do Coro
Carlos Gomes. O Coro Carlos Gomes foi fundado em 1995 e possui três CDs gravados: O “Belo” (2002), “O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará” (2004) e “Cantares”. Na sua trajetória o Coro Carlos Gomes, tem participado de alguns Festivais e Concursos Internacionais, tendo conquistado nove prêmios.

Palestra
O ciclo de palestras “Aprendendo a ouvir os clássicos” – foi lançado pela OSTP em 2019, como parte introdutória do concerto e apresenta ao público leigo, informações a respeito das obras que serão executadas no concerto da Orquestra. É um projeto de apreciação musical, que se dispõe aprimorar a percepção do ouvinte para o universo sinfônico. A palestra será ministrada às 18h, por Daniel Lima, que é maestro e violinista, bacharel em violino pela UEPA/FCG e especialista em Regência Orquestral pela Academia de Música da OSESP (São Paulo). A programação é gratuita.

Serviço

15 de maio - QUA

20h

Theatro da Paz

Av. Da Paz - Praça da República

Grátis