Cinema

Palestra sobre “Matrix” reúne cinéfilos e pensadores

30 de abril (terça), na Casa das Artes. Entrada franca

E se descobríssemos que tudo que pensamos é manipulado por cabos invisíveis que nos conectam a uma grande Matrix? E se a realidade com que nos deparamos nem é tão realidade assim, mas algo manipulável para controlar nossa forma de pensar, ver e agir no/sobre o mundo? O filme “Matrix”, há 20 anos, apresentou-nos uma reflexão sobre as verdades a que somos confrontados e manipulados a acreditar que tudo está sobre nosso controle, quando o que está sobre controle somos nós.

O filme, dirigido por ‎Lilly Wachowski e Lana Wachowski, foi revolucionário para o cinema comercial no fim do século passado, uma vez que ele foi lançado justamente às vésperas da entrada no século XXI, o século do futuro. Ao propor um debate trazendo à ficção científica, mais especificamente ao cyberpunk, uma reflexão filosófica, o filme subverte o próprio sistema a que esse tipo de debate normalmente ansiava: o filme cult. O interessante nesse formato foi que exatamente a proposta de discussão foi que transformou o filme em um fenômeno, pois o mundo tecnológico foi usado como metáfora às diversas formas de poder que se instauram para dominar os humanos. Ou seja, a Matrix é a representação desses poderes: o homem deveria travar batalhas para resistir ao domínio, mas escolhe uma pílula. A pergunta é: você escolhe a vermelha ou a azul para confrontar sua realidade?

Essas ideias expressas pela professora Aline Rodrigues, introduzem aos cinéfilos e pensadores o conteúdo da próxima promoção do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC): A palestra “Você sabe o que é a Matrix?” É também uma maneira de registrar a importância do filme “Matrix”, que completa 20 anos de seu lançamento agora em 2019. O crítico de cinema Marco Antonio Moreira e a professora Aline Rodrigues estarão juntos no debate sobre o filme que acontecerá no dia 30 de abril (terça), às 18h30, na Casa das Artes, que fica na Praça Justo Chermont, 236 – CAN.

Serviço

30 de abril - TER

18h30

Casa das Artes

Praça Justo Chermont, 236 - CAN

(91) 4006-2900

Grátis
Promoção: Centro de Estudos Cinematográficos - Palestra com Marco Antonio Moreira e Aline Rodrigues