Literatura

“Poemas do olhar ”, uma coletânea de 30 anos de trabalho poético

Alexandre Falcão lança livro de poesias em sarau no Grêmio Português

Alexandre Falcão, jornalista paraense, radicado no Rio de Janeiro desde 1984, lança no mês de dezembro, em Belém e Marituba, o seu primeiro livro de poemas, intitulado “Poemas do olhar – amores, reflexões, abraços e pensamentos”, uma coletânea de 30 anos de trabalho poético.

No próximo dia 6 de dezembro, às 18h, a sede social do Grêmio Literário e Recreativo Português, no Centro antigo de Belém, e no dia seguinte, às 17h, a Biblioteca Municipal de Marituba, na Praça da Matriz, serão os pontos de encontro da poesia com a música no lançamento do livro “Poemas do olhar – amores, reflexões, abraços e pensamentos”. É uma coletânea de 87 poemas, que abordam observações do autor sobre o amor em suas várias dimensões, a vida, a solidão, a natureza, a amizade, a alma, a existência e o caminhar. É o olhar em verso. Como sentencia Alexandre Falcão: “A palavra é o bem maior da civilização, a que faz a diferença entre os seres vivos. Por ela, o homem é capaz de pensar sobre si próprio.”

O objetivo é promover e desmistificar a poesia, muitas vezes vista como inacessível e indecifrável. O formato do lançamento é o de um sarau, com convidados espontaneamente, ou nem tanto, sendo chamados para declamar alguns dos poemas do livro em uma interlocução com músicas instrumentais. A ideia é trazer o público para dentro do livro e mostrar que poesia e música são faces da mesma moeda.

O jornalista tem no currículo diversos livros históricos, biográficos e técnicos, como “A história da hotelaria brasileira” e “Belo Monte: Uma usina de conhecimento”, mas a primeira obra poética segue um caminho diferenciado em sua carreira literária. Além de ser o primeiro livro em verso, é uma incursão inédita em um trabalho estritamente pessoal, que segue paralelamente a sua trajetória como jornalista e empresário da área de comunicação corporativa.

“Poemas do olhar” é a poesia feita no caminho sob a luz do luar, uma tradução em palavras de sentimentos e reações do autor ao que os olhos veem e não veem”. A carpintaria dos meus textos segue muito mais uma intuição poética do que resultado de técnicas apuradas de métrica e rima”, analisa o escritor. O livro tem uma divisão, apenas para efeito didático, entre poemas pautados no amor ora platônico ora palpável, poemas ao encontro da existência e poemas que são abraços naqueles que fazem bem à alma de Alexandre Falcão.

Serviço:

Lançamento – sarau em Belém
Local: Sede social do Grêmio Literário e Recreativo Português
Rua Senador Manoel Barata, 477/483, Campina – Belém – PA
Data: 6 de dezembro de 2018 (5ª feira) – 18h

Lançamento – sarau em Marituba
Local: Biblioteca Municipal de Marituba
Rua Claudio Barbosa da Silva, esquina com a Rua Raimundo Barbosa
Santana, s/n, Centro – Marituba – PA
Data: 7 de dezembro de 2018 (6ª feira) – 17h

Serviço

06 de dezembro - QUI

18h

Grêmio Literário e Recreativo Português

Rua Senador Manoel Barata, 477/483 - Campina

Grátis
No dia 7 de dezembro o lançamento acontece na Biblioteca Municipal de Marituba (Rua Claudio Barbosa da Silva, esquina com a Rua Raimundo Barbosa Santana, s/n, Centro – Marituba), às 17h.