Música

Primeiro FestSESI de Música celebra o carimbó

Oficinas, aulas e shows. 30 de maio a 1º de junho, no Teatro do SESI

Fomentar a cultura no estado e valorizar personalidades que marcaram a história musical paraense, são os objetivos do primeiro FestSESI de Música – edição Carimbó, que vai acontecer no Teatro do SESI, de 30 de maio a 1º de junho. O projeto contará com uma extensa programação com oficinas de música, aulas de dança e shows musicais com o grupo Sancari, grupo Som do Pau Oco, a cantora Lia Sophia e Pinduca.

Oficinas de música e dança
A programação do FestSesi de Música terá oficinas de música, com valor de R$10, e aulas de dança de carimbó, gratuitas, em espaços do Sesi Almirante Barroso. As atividades são abertas às pessoas de 12 a 21 anos e as inscrições poderão ser feitas na bilheteria do teatro ou pelo e-mail: teatrosesipa@gmail.com.

No sábado, dia 1º de junho, a partir das 9h, o SESI Almirante Barroso abrirá as suas portas para que os visitantes possam conhecer os serviços oferecidos no local e experimentar gratuitamente aulas de aeróbica, dança e circuito funcional. Na área externa do Teatro do Sesi, haverá feira de artesanato e comidas típicas. A programação do dia terá como trilha sonora, claro, o carimbó!

Atrações
A programação musical contará com a presença de artistas locais com renome nacional. No primeiro dia, 30 de maio, as atrações são o Grupo de Manifestações Culturais Mayaná com o show “Papo de Mestres”, projeto desenvolvido com o intuito de homenagear os mestres do carimbó de Ananindeua que reúne o Mayaná e os Mestres Luis Pontes, Alexandre, Edson e Juvenal no palco. Em seguida, é a vez do grupo “Carimbó Som do Pau Oco” fazer a sua apresentação. O grupo atua na manutenção do Carimbó de Raiz como expressão cultural e intangível do Pará, seja no resgate das composições dos grandes Mestres, seja na manutenção e divulgação desta arte popular, seja na propagação dessa arte para novas gerações.

Lia Sophia
A cantora e compositora Lia Sophia, estrela da segunda noite, 31 de maio, já foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira, lançou 5 álbuns, 3 singles e 1 DVD Ao Vivo com participação de Fafá de Belém e Pinduca. Lia se destaca com músicas veiculadas em novelas como ‘Ai Menina’ e ‘Incendeia’. Já gravou com Ney Matogrosso e tem no currículo turnês nacionais e internacionais. Na ocasião do FestSesi de Música, Lia Sophia apresentará o show “Carimbolando” com a participação do Balé Folclórico da Amazônia e dos alunos da oficina de percussão.

O último dia de evento, 1º de junho, começa com a apresentação do Grupo Sancari, formado por 18 membros, entre músicos, dançarinos e colaboradores, que atuam na preservação do ritmo do carimbó e já levou a música paraense para eventos e festivais nacionais como Virada Cultural em São Paulo/SP, Virada Cultural em Belém/ Bumbarqueira, Serenata do Carmo, Confeteá, Arraiá da capitá (Fumbel), Arraial de todos os santos (FCP), além dos festivais “Fefol” (Festival do Folclore em Olímpa /SP), “Femucic” (Festival de música Maringá/PR), Primeiro Festival Canção do Norte em Belém.

Pinduca, um dos maiores representantes da cultura popular no Brasil encerra a programação do FestSesi de Música também no sábado. Cantor e compositor, o “Rei do Carimbó” criou ritmos, como: Sirimbó, Lári-Lári, Lambada e Lamgode. Ele já gravou 30 discos em trinta anos de carreira e divulgou seus ritmos em vários países: Bolívia, Peru, Colômbia, Angola, Guiana Francesa. Em 2017, Pinduca foi indicado ao prêmio Grammy na categoria ‘Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras’.

Serviço

Grátis