Cursos e Eventos

A cerâmica como design e elemento da arquitetura paraense

Projeto Lamugem lança coleção de eco joias, em Icoaraci

Neste domingo (26), o “Lamugem – Memórias Vividas na Palma da Mão” se despede do público numa culminância que ficará na memória e deixará seu legado.

A programação abre às 10h com lançamento da coleção de eco joias “Mãos de Lamugem”, de Val Genú, música ao vivo do Trio Chamote e vai até 17h com vivências no torno, exposição de peças de mestres ceramistas e feirinha de produtos orgânicos. Tudo na Olaria do Espanhol, em Icoaraci, com entrada gratuita.

Inspirada nos elementos que norteiam o ambiente de uma olaria e do contexto ceramista que paira sobre Icoaraci, a primeira coleção criada pela artesã Val Genú integra o projeto Lamugem com 18 séries, reunindo cerca de 60 peças, que se remetem aos hábitos e costumes na vivência dentro do espaço, dando sentidos e significados à historia e cultura ceramista.

Peças revelam a cultura do lugar

A Coleção “Mãos de Lamugem” se inspirou então na história da própria olaria e suas ligações com a cultura espanhola. As plantas do lugar, ou ainda o chamote, que são os cacos de cerâmica reaproveitados. Triturados e transformados em pó, ele é misturado na argila novamente, fazendo com esta fique mais forte e resistente ao fogo. “É matéria prima usada para a confecção das panelas refratárias de barro”, explica Val.

 

Cena cênica e sonora da cultura ceramista

O evento de enceramento vem sintetizar o que foi vivenciado entre julho e agosto, na Olaria do Espanhol.  Em mais de um mês e quatro encontros pontuais, três rodas de conversa, uma vivência e uma oficina, o “Lamugem – Memórias Vividas na Palma da Mão”, projeto realizado por meio do Programa Seiva da Fundação Cultural do Pará, reforçou a importância da união do novo com o tradicional, abordou diversos assuntos ligados ao saber ceramista e suas novas conexões com o mundo contemporâneo, entre elas as ferramentas do design no processo criativo, preservação e valorização da cultura ceramista.

*Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação

 

 

 

Serviço

De 14 de julho - SÁB

Até 26 de agosto - DOM

Programação completa na matéria

Orlaria do Espanhol

Rua Sta. Isabel, 2010 (entre Andradas e Soledade) Paracuri – Icoaraci

(91) 98134-7719

Grátis