Música

Show “Mestres Urbanos da Vila de Icoaraci”

11 de outubro, no palco do Waldemar Henrique

“Mas um dia a terra gira, para o lado do bem, faz nascer nova semente, na cabeça dessa gente que não pensa em ninguém. É ai que a coisa muda, toda muda terá vida, toda vida terá sol… e faz girar o girassol e faz girar”, dizem os versos de Mestre Lourival Igarapé, integrante do projeto “Mestres Urbanos da Vila de Icoaraci”.

Após a gravação de um documentário independente, uma temporada na Cidade Velha e de programações no bairro, em 2017, os “Mestres Urbanos” apresenta novamente o carimbó da Vila Sorriso, desta vez no palco do Teatro Waldemar Henrique, em grande show no dia 11 de outubro, às 19h, às vésperas do Círio de Nazaré.

A apresentação é parte de um projeto contemplado pelo Prêmio Pauta Livre, da Fundação Cultural do Pará, com objetivo de produzir, difundir e valorizar a Cultura do Carimbó, suas mestras e mestres, estimulando a troca de saberes com as novas gerações. O projeto original teve pesquisa e idealização de Hugo Caetano e foi produzido e realizado em parceria com Priscila Duque – ambos fundadores do grupo de carimbó Cobra Venenosa.

A primeira temporada do projeto ocorreu em janeiro de 2017, com shows e vivência com os mestres Jaci (Os Caçulas da Vila), Lourival Igarapé (Tamaruteua e Carimbó de Icoaraci), Ney Lima e Thomaz Cruz (Os Africanos de Icoaraci) e mestra Nazaré do Ó (Águia Negra). Durante essa temporada, foi apresentado ao público o resultado da experiência cotidiana realizada em 2016, que deu origem ao documentário “Mestres Urbanos da Vila de Icoaraci: Primeiro Vento”, disponível no canal da SubVersiva Produção Cultural Independente no Youtube.

Neste ano de 2018, em janeiro, Hugo Caetano e Priscila Duque também realizaram uma turnê colaborativa no estado do Rio de Janeiro, passando pela capital e por Paraty, oportunidade em que organizaram as músicas gravadas durante o projeto em um CD e realizaram exibições públicas do documentário “Mestres Urbanos da Vila de Icoaraci: Primeiro Vento” para expandir a divulgação do trabalho destes mestres para além das fronteiras do Pará, de forma independente.

“O show ‘Mestres Urbanos da Vila de Icoaraci’ será uma festa do Carimbó. Um reencontro de mestres e artistas da nova geração – das ruas – para o Teatro Experimental Waldemar Henrique, na magia do clima do Círio de Nazaré. Será com muito orgulho que vamos levar o tradicional Carimbó pau e corda autoral para um teatro” afirma Rayane Pamplona, produtora executiva. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Waldemar Henrique, por R$ 20,00 (com meia entrada).

Foto: Uirandê Gomes

Serviço

11 de outubro - QUI

19h

Teatro Waldemar Henrique

Av. Pres. Vargas, 645

(91) 98357-1216

R$ 20,00 (meia para estudante)