Música

“Forró das Três e Meia” em tributo a Dominguinhos e Luiz Gonzaga

Show neste sábado, na Casa do Fauno

A zambumba, o triângulo e a percussão darão o ritmo e tom da noite deste sábado, dia 16, no Baixo Reduto, em Belém. Porque a balada vai ser de forró e baião, sob o comando do grupo O Forró das Três e Meia, que fará show em homenagem aos mestres Dominguinhos e Luiz Gonzaga no espaço de arte e gastronomia Casa do Fauno, a partir de 22h.

O repertório alinhavado pelo grupo vem recheado de clássicos da MPB, como “Asa Branca”, “Assum Preto” e “Xote das Meninas”, de Gonzaga; e “Eu só quero um xodó”, “Gostoso demais” e “Preciso do teu sorriso”, de Dominguinhos. “O clima é de tributo mesmo, num show ideal para quem quer dançar aquele forrozinho e ouvir música mais do que boa”, diz Otânia Freire, que toca triângulo e faz vocal na banda.

Além de Otânia, também compõem o grupo Heron Rodrigues na zabumba e Mariana Monteiro, no vocal e na percussão. Juntos, eles criam uma tessitura sonora tradicionalíssima, que remete à rica sonoridade dos primeiros grupos de forró surgidos no sertão brasileiro, no século passado.

“Por outro lado, é importante que se diga que, apesar do nosso apego e do nosso respeito à grande tradição do forró e aos seus dois maiores mestres, a gente se dá a liberdade de fazer uma sutil invasão do território musical deles com sonoridades do rio e da floresta, puramente nortistas. E desta forma a gente  transcende fronteiras geográficas, culturais e musicais, sincretizando culturas populares com sotaques e vivências característicos”, diz Otânia.

O Forró das Três e Meia, segundos seus integrantes, surgiu de um verdadeiro delírio musical entre as estradas e os caminhos do Brasil. A semente do projeto brotou com Reebs Carneiro, sanfoneiro e viajante, enquanto ele descobria os segredos e as magias do acordeon na cultura nordestina. Já são quase três anos de estrada, entre norte, nordeste e sudeste, através da música e da tradição sertaneja, muitas experiências vividas e outras tantas por viver. O show na Casa da Fauno entra, desde já, para o currículo d’O Forró das Três e Meia com seu toque de alegria, de festa e de celebração pela vida e pela obra dos grandes mestres.

O Grupo Forró das Três e Meia se apresenta neste sábado, dia 16 de março, às 22h, na Casa do Fauno (Rua Aristides Lobo, 1061), no bairro do Reduto. O ingressos custam R$ 15

Serviço

16 de março - SÁB

22h

Casa do Fauno

Rua Aristides Lobo, 1061 - Reduto

(91) 99808-2322

R$ 15