Cinema

Curta-Metragem sobre maternidade compulsória no Cine Olympia

"Ventre" é dirigido pelo cineasta Fábio Limah

Produzido na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (RJ), “Ventre” foi dirigido pelo paraense Fábio Limah e fica em cartaz em Belém de quinta-feira (17) até domingo (20), no Cine Olympia. Após a exibição do primeiro dia, haverá debate sobre a criação do filme, maternidade compulsória e direitos das mulheres, com especialistas em cinema e em gênero.

A imersão no inconsciente de uma mulher decidida a encerrar uma gravidez. Desamparada pelo parceiro e pela sociedade, ELA recorre a uma clínica clandestina para retirar o FETO e, por alguns minutos, hesita em abortar. É nessa fissura no tempo, no espaço e na consciência d’ELA que se passa “Ventre”, curta-metragem de desconstrução das narrativas romantizadas sobre mulheres e maternidade.

Protagonizado pelos atores cariocas Kelly Tiburcio e Rafael Mello, “Ventre” chega às telas no momento em que os direitos das mulheres são cada vez mais questionados por grupos conservadores e autoritários, que têm se fortalecido com a onda recente de ataques à democracia no Brasil. Sem soar panfletário, o curta-metragem evoca esse contexto político-institucional, de assalto às liberdades individuais, ao narrar a experiência onírica de uma mulher politicamente fragilizada e desamparada.

Na quinta-feira (17), a estreia será às 17h. Após a exibição, o público poderá conferir debate sobre o processo de criação do “Ventre” e sobre maternidade compulsória e direitos das mulheres. Fábio Limah e Kelly Tiburcio, juntam-se na mesa de discussão às professoras Bene Martins e Luanna Tomaz, da Universidade Federal do Pará, e o crítico de cinema Marco Antonio Moreira.

Já na sexta-feira (18), sábado (19) e domingo (20) haverá apenas a exibição, às 18h. Toda a programação tem entrada franca.

Assista ao trailer de “Ventre”:

 

 

*Com informações da Assessoria
Foto: Fábio Brum

Serviço

De 17 de maio - QUI

Até 20 de maio - DOM

17h30 - 17/05

18h30 - Ter à Sex

17h30 - Sáb e Dom

Cine Olympia

Av. Presidente Vargas, 918

(91) 3223-1882

(21) 97922-2076

Grátis