Artes Visuais

Exposição “Elemento TransitóRIO”, exibe pesquisa de Bianca Levy

Vídeo-arte e fotoperformance. Visitação até 7 de junho, na Theodoro Braga

A artista paraense Bianca Levy traz  apresenta a exposição “Elemento TransitóRIO – caminho de volta para o mar”. A abertura aconteceu no dia 10 de maio, na Galeria Theodoro Braga, na Fundação Cultural do Pará. A mostra fica aberta para visitação até o dia 7 de junho, com entrada gratuita.

“Elemento TransitóRIO” é fruto do processo de pesquisa desenvolvido pela artista no Mestrado em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes- UFPA). Contemplado pelo Prêmio Proex de Arte e Cultura da Ufpa, o projeto aborda a relação da artista com a água e com os arquétipos relacionados a este elemento, especialmente os presentes na mitologia iorubá. Após cinco anos de mergulho poético, investigação e vivência consciente do elemento água em diferentes campos e linguagens até a concepção da exposição, “é difícil demarcar onde começa e onde termina um processo criativo, suas continuidades, descontinuidades e tangentes. Mesmo quando se ‘conclui’, ele segue em plena expansão e atualização”, explica Bianca.

Com curadoria do artista visual e professor doutor Orlando Maneschy, a exposição conta com obras que transitam pela linguagem das artes visuais, especificamente da performance – com trabalhos nos formatos de vídeo-arte, fotoperformance e instalação. Além da parceria com Orlando Maneschy, “Elemento TransitóRIO” é marcado por encontros com os artistas que inundaram o processo criativo com seus olhares no registro desses elementos visuais: Juan Silva, Charles Vasconcelos, Maryori Cabrita, Marise Maués, André Mardock, Roger Elarrat e Melissa Barbery. “O olhar de cada um deles foi fundamental para a concepção das obras. Eles captaram o chamado da água e mergulharam nesta experiência comigo”, resume a artista.
(texto: Camila Barbalho)

Serviço

De 10 de maio - SEX

Até 07 de junho - SEX

19h - Abertura (dia10/05)

9h às 18h - Visitação

Galeria Theodoro Braga

Av. Gentil Bitencourt, 650 - Subsolo

(91) 3202-4313

Grátis