Cursos e Eventos

Dose anual de literatura

Programação acontece de 26/05 a 04/06

A programação da XXI Feira Pan-Amazônica do Livro traz a poesia como tema central deste ano e Mário Faustino, paraibano de nascimento, mas “paraense de coração”, como grande homenageado. O evento será aberto no dia 26 de maio, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, e segue até 4 de junho com várias atrações. Acompanhe a programação completa.

Cláudio Cardoso, coordenador do estande do escritor paraense, onde será lançada a maioria dos livros dos autores locais, informa que neste ano o número de obras deverá ser recorde. “Já temos cerca de 300 lançamentos previstos, mas até o início da Feira o número de inscritos deve aumentar para algo em torno de 350”, diz Claudio Cardoso, que também é escritor de crônicas, poesias, romances e, mais recentemente, de literatura de cordel. “O mais interessante é que o movimento literário que começa na feira se estende pelo ano inteiro, inclusive no espaço que mantemos para comercialização de livros na feira de domingo da Praça da República”, ressalta.

Também será homenageado o poeta, crítico de arte, tradutor, memorialista e ensaísta Ferreira Gullar, com a exposição “Ferreira Gullar – Homenagem e Memória”, que traz trechos das obras “Porema Sujo” e “Traduzir-se”, além de fotos de Elza Lima e Paula Sampaio, com a curadoria do artista plástico paraense Emanuel Franco. Ao todo, são 12 painéis, expostos no 1º piso, hall foyer do Hangar, durante todo o período da feira.

Além disto, a Feira Pan-Amazônica também terá a participação de grandes nomes da cena local, como Dona Odete, e do roqueiro Ronald Antunes, ganhador do prêmio Jabuti de poesia com o livro “Agora Aqui Ninguém Precisa de Si”. Mas não será como poeta e, sim, como roqueiro, que ele fará o show de encerramento da Feira. A programação ainda inclui shows de Félix Robato, Silvan Galvão, encontros literários com a participação de Lilia Chaves, Amarílis Tupiassu, Vasco Cavalcante, Rita Melém, Paulo Nunes, Juraci Siqueira, Antônio Moura, Alfredo Garcia e autores nacionais como Luís Rufatto, Alexandre Guarnieri e Antônio Cícero.

Um dos pontos altos do salão, que ainda conta com programas voltados para crianças e adolescentes, é a final da Gincana Literária, que terá a participação de 60 alunos de escolas públicas, que este ano receberam a missão de estudar a vida e obra dos imortais paraenses Bruno de Menezes, Maria Lúcia Medeiros, Stella Pessôa e Lindanor Celina.

A XXI Feira Pan-Amazônica do Livro vai acontecer no período de 26 de maio a 4 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônial, com visitação de 10h às 22h. A entrada é gratuita.

*Com informações da assessoria
Foto: Divulgação

Serviço

De 26 de maio - SEX

Até 04 de junho - DOM

10h às 22h

Hangar - Centro de Convenções

Av. Dr. Freitas, S/N

(91) 3344-0100

Grátis